12 de agosto, 2017

3J3A5511[1].JPG

Santuário de Fátima lança três aplicações oficiais para apoiar peregrinos

Ferramentas para melhor viver a experiência de Fátima podem ser descarregadas de forma gratuita
 

O Santuário de Fátima acabada de lançar  três aplicações com o objetivo de apoiar os peregrinos. Esta iniciativa foi anunciada esta tarde pelo reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, na conferência de imprensa que antecede a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto.

O reitor do Santuário de Fátima afirma que a "utilização generalizada" deste tipo de aplicações levou o Santuário a desenvolver mais estas ferramentas "para enriquecer a visita a Fátima". 

Santuário de Fátima Oficial é a aplicação institucional, disponível em App Store, Google Play Store e Windows Store, e pode ser descarregada de forma gratuita. A aplicação Santuário de Fátima Oficial, criada para apoiar os peregrinos de Fátima, é acessível a todos aqueles que tenham um smartphone ou tablet, e está disponível nas sete línguas oficiais em uso no Santuário com a proposta de ajudar cada peregrino a conhecer e experienciar este lugar e a melhor viver a espiritualidade que lhe é própria.

A aplicação é composta por módulos que se consideram úteis para uma rica e fecunda vivência deste lugar de peregrinação. Está ainda acessível um elenco dos espaços que aqui se podem conhecer – os lugares das aparições, os vários lugares de culto e de oração, os lugares de carácter memorial e cultural ou ainda os diversos lugares de formação e pastoral –, apresentando a sua história e a missão que assumem no serviço aos peregrinos. Há propostas de oração e vivência espiritual, enraizados nos próprios espaços que neste Santuário se oferecem como lugares de memória das aparições e de oração e culto. A aplicação Santuário de Fátima Oficial oferece a possibilidade de rapidamente aceder aos horários em vigor no Santuário – os dos vários serviços, mas também os do vasto programa celebrativo – e tomar conhecimento dos eventos em agenda.

A aplicação prevê a criação de um login, que permitirá o acesso a alguns parâmetros de personalização, nomeadamente a subscrição de horários e eventos, para agendamento pessoal, e a definição das notificações respetivas. Ainda assim, o utilizador que não deseje efetuar login não deixa de poder usufruir da quase totalidade das funcionalidades da aplicação. 

APP STORE

GOOGLE PLAY STORE

Santuário de Fátima MyEyes é uma aplicação para apoio aos peregrinos invisuais, disponível em App Store e Google Play Store. O projeto é uma aplicação móvel que tem como principal objetivo ajudar as pessoas invisuais a fazerem a experiência do espaço do Santuário de Fátima com grande autonomia. A empresa responsável pela tecnologia explica que a aplicação é “desenvolvida a partir de uma plataforma tecnológica pioneira que junta Geofence, Beacons e Text-to-Speach com o objetivo de promover uma experiência virtual de comunicação. Qualquer pessoa com deficiência visual e com um smartphone Android ou iOS, ao entrar numa zona mapeada no backoffice MyEyes, poderá dialogar com o espaço envolvente, recebendo informações relevantes, como descritivos do local e notas históricas”. No caso concreto do Santuário de Fátima MyEyes, para além das descrições do local e das indicações práticas para deslocação e localização de espaços úteis (informações, WCs, etc.), há um mapeamento do Itinerário Jubilar do peregrino, que o invisual poderá percorrer de forma praticamente autónoma, assim como a Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos.

APP STORE

GOOGLE PLAY STORE

Fátima, uma história cheia de luz é um livro interativo para crianças dos 3 aos 8 anos, disponível em App Store e Google Play Store. Este livro interativo, destinado a crianças entre os 3 e os 8 anos, leva os mais pequenos a descobrirem como em Fátima aconteceu uma história cheia de luz, cujos protagonistas são três crianças a quem Nossa Senhora apareceu. A aplicação permite que se selecione a opção que melhor se adequa ao interesse do utilizador, seja a leitura, a audição ou simplesmente a interação tátil com as personagens do livro. Está também disponível nesta aplicação um jogo de memória construído a partir de imagens relacionadas com a história de Fátima.

A história das aparições de Fátima, é proposta através de uma narrativa interpeladora que faz interagir a palavra e a imagem, desafia os mais novos a contemplarem Fátima com os sentimentos do Papa Francisco, que descreve esta mensagem como um manto de luz.

APP STORE

GOOGLE PLAY STORE

PDF

HORÁRIOS

16 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.