07 de maio, 2025
![]() Santuário de Fátima mobilizado para o acolhimento na Peregrinação de MaioGarantir o melhor acolhimento aos que peregrinaram a pé, alguns durante dias sucessivos, é uma componente fundamental do Santuário de Fátima.
Nas Peregrinações Internacionais Aniversárias, o Santuário de Fátima garante cuidados essenciais aos peregrinos a pé, no momento em que chegam à Cova da Iria.
Informar em várias línguasO Posto de Informações do Santuário situa-se no lado norte, a meio do Recinto de Oração, e funciona entre as 9h00 e as 18h00 (19h30 no dia 12). Em Aljustrel, também existe um Posto de Informações com o mesmo horário habitual, embora encerrando das 13h00 às 14h00. Os Postos de Informações dispõem de folhetos nas sete línguas oficiais do Santuário: português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e polaco.
Promover a segurançaO Santuário trabalha com a Guarda Nacional Republicana, o Município de Ourém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e o Comando Sub-regional do Médio Tejo da Autoridade de Emergência e Proteção Civil. A segurança de pessoas e bens e o socorro são as ações destacadas para estes dias com a colaboração das corporações de bombeiros e as entidades de saúde. Perante algum incidente, os peregrinos devem procurar de imediato um elemento da segurança.
Proporcionar espaços de higieneNas instalações sanitárias do Parque 4, das 8h00 às 21h00, existe um espaço para duches que se destina àqueles que peregrinam a pé ou de bicicleta a Fátima e que é de uso gratuito.
Cuidar dos pésO Santuário cuida dos pés dos peregrinos à chegada, com a colaboração da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima. Este serviço situa-se nas traseiras da Capelinha das Aparições, nos seguintes horários: dia 12, das 9h00 às 13h00, das 14h00 às 19h30 e das 21h00 às 24h00 e no dia 13, das 8h00 às 13h00. O horário pode ser alterado consoante a procura deste cuidado.
Acolher os doentesDurante a missa do dia 13, os doentes recebem a bênção. O processo de inscrição e de avaliação é feito no Posto de Socorros nos dias 12 e 13, sendo a capacidade máxima de 200 pessoas. Os doentes ficam instalados na Colunata do lado norte.
Garantir a acessibilidadeOs peregrinos com mobilidade condicionada têm acessos sem barreiras arquitetónicas ao Recinto de Oração e a vários espaços do Santuário, nomeadamente às Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade às Capelas da Reconciliação. O Santuário disponibiliza cadeiras de rodas, devendo o empréstimo ser solicitado junto de um vigilante.
Prestar socorroO Santuário dispõe de um Posto de Socorros localizado no edifício que se situa nas traseiras da Capelinha das Aparições. No dia 12, funciona das 9h00 às 24h00 e, no dia 13, entre as 7h00 e as 18h00. Vários médicos e enfermeiros da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima aí prestam os cuidados necessários aos peregrinos. Também os vigilantes-sacristães estão capacitados para atuar em emergências de saúde. Celebrar à distância Os que não podem deslocar-se a Fátima na Peregrinação Internacional Aniversária de Maio podem acompanhar as transmissões que a RTP fará e que, na qualidade de host broadcaster, disponibilizará a outros canais e aos meios televisivos e digitais do Santuário.
PROGRAMA DA PEREGRINAÇÃO12 de maio 21h30 13 de maio 00h00
|