25 de março, 2021

3J3A9971.JPG

Santuário de Fátima oferece aos seus voluntários um contributo para a vivência da Páscoa no ano de 2021

A pandemia por Covid-19 obrigou a uma redefinição do Plano de voluntariado previsto, centrando-o na resposta às necessidades emergentes

 

O Santuário de Fátima oferece aos seus voluntários um contributo para a vivência da Páscoa no ano de 2021. Esta iniciativa, surgiu como uma alternativa aos habituais encontros formativos dirigidos às equipas de voluntariado, mas que em consequência da pandemia por Covid-19 não tem sido possível levar a cabo.

Este subsídio pastoral é composto por três meditações que se oferecem como um itinerário inspirado na figura dos Santos Pastorinhos, com o objetivo de procurar acolher em cada um deles traços de identidade pascal para a condição e a missão dos voluntários do Santuário.

Num ano ainda marcado pela pandemia, os voluntários podem inspirar-se nos textos agora disponibilizados, para refletirem, de uma forma mais profunda no tema do ano pastoral em vigor, “Louvai o Senhor, que levanta os fracos”.

“Fazemos votos de que o desejo de Páscoa aprofunde no coração dos voluntários do Santuário a consciência da dimensão pascal da condição de voluntário e que as saudades da Páscoa apurem na sede de encontro e das relações o estilo pascal para exercerem a missão de voluntários, com os Santos Pastorinhos e como os Santos Pastorinhos”, pode ler-se na introdução do documento disponibilizado aos cerca de 350 voluntários.

A expectativa passa pela confirmação da “intenção de regressar, na vontade de voltar”, uma vez que “o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima quer e necessita dos seus voluntários para continuar a sua missão de dar corpo ao regaço da Mãe do Céu. É o privilégio que vos toca na terra”.

A pandemia da Covid-19 obrigou o Santuário de Fátima a redefinir o Plano de voluntariado, centrando-o na resposta às necessidades emergentes como o acolhimento e a monitorização das regras de segurança sanitária nos diferentes espaços da Cova da Iria, dos celebrativos aos museológicos.

Na sua missão, o Santuário de Fátima conta anualmente com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, a que acrescem todos os voluntários que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial no quotidiano da instituição.

Em 2020 o reforço das tarefas de acolhimento implicou mais de 5000 horas de voluntariado a que só foi possível dar resposta com o estabelecimento de três parcerias: com o Corpo Nacional de Escutas; com a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima e com a Federação de Nuno Álvares.

O Santuário tem procurado desafiar os jovens para o voluntariado e neste momento existem alguns programas destinados diretamente aos voluntários mais jovens como os projetos SETE e Vem Para o Meio, com apoio ao programa Férias para Pais de Crianças Deficientes.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 16h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.