02 de março, 2020

119A0743.jpg

Santuário de Fátima promove 39.ª edição do Encontro de Guias-intérpretes

Iniciativa conta com cerca de 80 participantes, que ao longo de dois dias irão aprofundar a temática da "Iconografia da Virgem Maria"

 

 

O Santuário de Fátima acolhe hoje e amanhã a 39.ª edição do Encontro de Guias-intérpretes, com o tema: "Iconografia da Virgem Maria". O encontro formativo, organizado pelo Departamento para o Acolhimento de Peregrino, realiza-se em Fátima e Viseu.

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, expôs aos cerca de 80 participantes do Encontro a temática do ano pastoral de 2019/2020, destacando os três centenários especialmente relevantes para o Santuário de Fátima: o centenário da morte de Santa Jacinta Marto; os cem anos da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições; os cem anos do início do ministério episcopal de D. José Alves Correia da Silva na diocese de Leiria.

“Ao longo deste ano pastoral, assinalaremos de forma condigna estes centenários”, assegurou o sacerdote, destacando num primeiro momento “o papel fundamental que desempenhou quer no reconhecimento oficial, por parte da Igreja, das aparições de Fátima, quer no desenvolvimento do Santuário”, por parte de D. José Alves Correia da Silva. 

Porém “para os peregrinos de Fátima, o centenário da imagem de Nossa Senhora de Fátima é especialmente relevante, pois aquela imagem tornou-se não só o grande símbolo de Fátima, mas também um dos mais conhecidos ícones de Nossa Senhora no mundo católico”.

O outro centenário é aquele que inspirou o tema do ano: o centenário da morte de Santa Jacinta Marto: “Fátima é «escola de santidade», quer na mensagem do Anjo e de Nossa Senhora, que apontam caminhos para a santidade, quer no exemplo de vida dos seus protagonistas, nomeadamente os Beatos Francisco e Jacinta”.

“A santidade não é incompatível com a infância, como muito bem demonstram as suas curtas vidas, e ali a santidade adquire, um rosto familiar, próximo e, sobretudo, possível”, explicou o reitor do Santuário de Fátima, neste primeiro momento formativo.

“Dizemos centenário da morte mas deveríamos dizer o centenário do nascimento para vida plena, junto de Deus: dos santos, a Igreja celebra o dies natalis, dia do nascimento para o Céu”, explicou o Pe. Carlos Cabecinhas, lembrando que “todos somos chamados a ser santos”.

Ao longo deste ano, “os peregrinos são convidados a descobrir Fátima como «escola de santidade», quer na espiritualidade cristã proposta pela mensagem de Fátima, quer na vida dos Santos Pastorinhos, que encarnaram exemplarmente essa espiritualidade”.

Neste primeiro dia, que decorre na Cova da Iria, o diretor do Museu e do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima abordou várias perspetivas do tema em análise: “Das primeiras representações da Virgem Maria aos ciclos iconográficos marianos”; “A linguagem simbólica das representações da Virgem Maria” e “A especificidade da iconografia das mariofanias modernas”.

Ao início da tarde, a diretora do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos do Santuário de Fátima, Madalena Jesus, falará aos guias-intérpretes sobre o acolhimento no Santuário, na perspetiva do diálogo entre agentes de peregrinação. O dia incluiu uma visita à exposição temporária “Vestida de Branco”, mostra comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima.

O segundo dia inicia com a viagem para Viseu, onde os participantes terão a oportunidade de participar numa visita guiada à Catedral diocesana e ao Museu Tesouro da Sé, acompanhada pela coordenadora do Departamento dos Bens Culturais da Igreja da Diocese de Viseu, Fátima Eusébio, que também guiará a visita à Capela de Nossa Senhora da Esperança, durante a tarde, antes do regresso a Fátima.

O Encontro de Guias-intérpretes é uma iniciativa que assume particular relevo na concretização da missão do Santuário de Fátima de acolher peregrinos e de contribuir para a preparação de todos os que prestam serviço aos que visitam este lugar da Cova da Iria.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.