22 de fevereiro, 2020

AF_-BANNER-_JORNADAS-DE-ARQUIVO-2020.jpg

Santuário de Fátima promove II Jornadas de Arquivo com o tema «Os arquivos audiovisuais e o conhecimento dos fenómenos históricos contemporâneos»

Iniciativa está agendada para dia 29 de fevereiro, no Centro Pastoral de Paulo VI

 

Santuário de Fátima vai promover, no próximo dia 29 de fevereiro, as II Jornadas de Arquivo com o tema Os arquivos audiovisuais e o conhecimento dos fenómenos históricos contemporâneos.

Esta iniciativa é organizada pelo Departamento de Estudos/Serviço de Arquivo e Biblioteca do Santuário de Fátima e tem lugar no Centro Pastoral de Paulo VI.

Em declarações à Sala de Imprensa, André Melícias, coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca, explica que o Departamento de Estudos “tem procurado estimular a reflexão em torno do património documental, tanto arquivístico, como bibliográfico, produzido ou custodiado por instituições religiosas, mas entendido como património comum, destinado à fruição de todos”. “Neste sentido tem organizado um conjunto de jornadas, que se constituem enquanto fórum de transmissão de conhecimento e de divulgação de experiências aberto à comunidade”, explicou.

Recorde-se que, em 2018, a I Jornada de Arquivo teve como tema o Acesso à informação e proteção de dados nos arquivos da Igreja.

Assim, esta segunda edição pretende “refletir sobre o papel dos arquivos audiovisuais enquanto lugares de memória do mundo contemporâneo, fornecendo, simultaneamente, a oportunidade de estudar o espólio do Santuário de Fátima e a vida dos seus peregrinos a partir de fontes menos usuais”.

O Núcleo Audiovisual do Santuário de Fátima tem aproximadamente 330 mil fotografias: 90 000 fotografias analógicas (negativos em vidro, negativos em película e simples provas fotográficas) e destas estão 20 000 digitalizadas. A fotografia mais antiga data de 13 de julho de 1917.

No que toca a vídeo e áudio, o Núcleo Audiovisual do Santuário de Fátima tem um pré-inventário com 2 300 registos. Os registos mais antigos estão depositados na Cinemateca, num total de 44 registos.

“Fátima, enquanto fenómeno religioso contemporâneo, tem utilizado os avanços da técnica para a sua comunicação, produzindo documentação em distintos suportes e formatos, da fotografia ao vídeo, do streaming ao podcast”, explica André Melícias, lembrando que “este tipo de documentação, com caraterísticas e necessidades muito específicas para a sua preservação e utilização, constitui um desafio aos profissionais das Ciências da Documentação e da Informação e um manancial importante para os Investigadores”.

Há, no entanto, uma “consciência de que esta não é uma realidade exclusiva ao Santuário de Fátima ou mesmo às instituições religiosas, facto que acentua a importância da consciencialização da relevância destes materiais e da sua preservação para memória futura”. O coordenador do Serviço de Arquivo e Biblioteca assume a escolha desta temática “como um contributo do Santuário de Fátima para a reflexão sobre um património específico, amplamente disseminado, mas simultaneamente ameaçado na sua preservação e fruição a longo prazo. 

O programa destas II Jornadas de Arquivo, começa às 10h00 com a sessão de abertura pelo Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e pelo Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte. Hilário Lopes, diretor adjunto do Arquivo da RTP, será o conferencista da primeira sessão com o título Os arquivos audiovisuais: oportunidades e desafios à sua preservação e utilização. Em seguida, a jornalista Helena Matos falará sobre O fenómeno histórico de Fátima nos arquivos da RTP. Na sessão da tarde André Melícias, coordenador Serviço de Arquivo e Biblioteca do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, abordará o tema O lugar de um arquivo audiovisual num santuário global e Marco Daniel Duarte apresentará Os documentos audiovisuais na história e memória de Fátima: contar Fátima pela imagem e pelo som. O programa termina com o visionamento comentado de documentação inédita do Núcleo Audiovisual do Arquivo do Santuário de Fátima.

A participação é livre mediante inscrição prévia através do formulário .

Para mais informações: [email protected]

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.