21 de outubro, 2019

thumbnail_AF_ICONE _Concerto Ecos de fatima 2019.jpg

 

Santuário de Fátima promove terceira edição dos Ecos de Fátima

Iniciativa está agendada para dia 27 de outubro, pelas 15h30, na  Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com entrada livre

 

O Santuário de Fátima apresenta no domingo, 27 de outubro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, a terceira edição dos Ecos de Fátima, inserido na programação do segundo ano do ano pastoral Ciclo Pastoral «Tempo de Graça e Misericórdia - Dar graças por peregrinar em Igreja».

Este momento musical começa com uma improvisação de órgão, seguindo se o Canto Gregoriano Tantum ergo. No programa estão previstos cantos marianos, como Ave o Theotokos de Carlos Silva, Ave Maria de Manuel Faria, Ave Maria de Julio Dominguez, Mãe de misericórdia de António Cartageno, Ave Maria de Giulio Caccini, Senhora, nós Vos louvamos de Manuel Faria, e o tradicional Avé de Fátima.

Será ainda possível ouvir Jesu, Salvator Mundi de Menegali, All things bright and beautiful de John Rutter, Deo dicamus gratias de Victor Johnson, Sanctus de Robert Prizeman, Bo yabo haboker de Josef Hadar, Desde toda a eternidade de Paul Dècha.

A interpretação estará a cargo do Coro do Santuário de Fátima, Ricardo Luís Campos, Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos com direção de Pedro Costa, e o Coro de Câmara Juvenil da AMCAACL com direção de Sandra Azevedo.

O Coro do Santuário de Fátima é formado por 40 elementos, e é responsável pela animação coral das principais celebrações do Santuário, integrando-se na performance litúrgica que faz de Fátima um dos lugares mais identitários da paisagem religiosa contemporânea. O Coro do Santuário de Fátima, tendo como principal missão o serviço das assembleias, quase sempre de configuração internacional, trabalha diferentes repertórios em ordem à praxis da música em contexto corante e em projetos específicos como gravações ou concertos.

Ricardo Luís Campos é licenciado em Direção de Coro e Orquestra pelo Conservatório Superior de Música de Gaia. Iniciou os estudos musicais com apenas 6 anos de idade.

Ligado a coros litúrgicos desde os 8 anos de idade, é Maestro Titular do Coro do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima desde abril de 2016, tendo dirigido o coro e orquestra que participaram nas celebrações litúrgicas presididas por Sua Santidade, o Papa Francisco, aquando do centenário das Aparições de Fátima, em maio de 2017.

O grupo Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos começaram a sua atividade 2002, na paróquia de Amorim, Póvoa de Varzim, com o coro dos Pequenos Cantores de Amorim.

Os grupos que compõem este projeto já se apresentaram por todo o país, do Minho ao Algarve, com destaque para algumas das igrejas mais emblemáticas de Portugal. Em Junho de 2009 cantaram em Roma, na Basílica de S. Pedro (Vaticano), na Igreja de Santo António dos Portugueses, na Igreja de Santo Inácio de Loiola, e no Panteão.

Pedro Costa licenciou-se em Canto Teatral no Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe da Professora Fernanda Correia. Atualmente é responsável pelo projeto cultural das paróquias de Amorim e Laúndos.

O Coro de Câmara Juvenil da Academia de Música Comendador Albano Abreu Coelho Lima é um projeto de Prática Coral na Sociedade Musical de Pevidém e foi criado em 2013. Os alunos que participam nestes grupos tiveram já a oportunidade de participar em vários musicais. Apresentaram-se também com a Banda Musical de Pevidém nos tradicionais concertos de Natal, na 9ª e na 11ª edição do concerto do “Dia de Portugal” e no Festival Guimarães Allegro.

Sandra Azevedo frequentou o curso de canto da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Atualmente, integra o coro Capella Duriensis, AdLibitum, AVE e o projeto TetrAcord’Ensemble. Leciona as classes de conjunto e técnica vocal na Academia Comendador Albano Abreu Coelho Lima, na Academia Valentim Moreira de Sá (Pólo de Vieira do Minho).

A primeira edição do concerto “Ecos de Fátima” realizou-se no final do ano 2017, no âmbito da celebração do Centenário das Aparições, e juntou as vozes de três coros distintos: o Coro do Carmo de Beja, o Coro da Catedral de Lisboa e o Coro do Santuário de Fátima.

A segunda edição aconteceu a 28 de outubro de 2018, com o concerto “Rosarium Fatimae”: um itinerário musical inspirado no Rosário, interpretado pelo Coro do Santuário de Fátima, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e os músicos do Serviço de Música Sacra.

Este concerto é de entrada livre.

PDF

HORÁRIOS

22 nov 2019

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.