25 de julho, 2016

Banner PAMI 2016.png


Santuário de Fátima recebe 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional

O encontro que reúne diversos especialistas centra-se no tema “ O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”
 

O 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional realiza-se de 6 a 11 de setembro em Fátima e será presidido pelo Enviado Especial do Santo Padre, o cardeal português, D. José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Promovido pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com o Santuário de Fátima e com as sociedades mariológicas dos diversos países, o congresso -que se realiza de quatro em quatro anos-vai ter como tema “O acontecimento Fátima cem anos depois. História, mensagem e atualidade”, conforme a aprovação do Papa Francisco.

O objetivo do Congresso, no qual participam especialistas da mariologia e estudiosos provenientes de diferentes partes do mundo, é eminentemente científico.

Durante o congresso, que integra o programa de celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora, serão apresentados e discutidos os resultados de um estudo rigoroso, crítico e atualizado da documentação inerente à história do evento mariofânico ocorrido em Fátima. Por outro lado, os participantes procurarão definir linhas de investigação para o estudo e aprofundamento da mensagem de Fátima que, pelos seus densos conteúdos, representa uma “profecia” repleta de esperança para a Igreja, a humanidade e o mundo contemporâneo.

Este intenso trabalho de interpretação, confrontação e atualização é conduzido à luz tanto dos relatórios apresentados por vários especialistas durante as sessões gerais como dos contributos propostos durante os trabalhos de grupo, organizados segundo as diferentes esferas linguísticas.

Pelo facto de numerosos institutos de vida consagrada e movimentos eclesiais se inspirarem na mensagem de Fátima e a difundirem em todo o mundo, um outro aspeto característico do Congresso é precisamente a participação de representantes destas instituições como, por exemplo, o Apostolado Mundial de Fátima.

Este congresso é o mais importante momento internacional de reflexão na área da mariologia, com temática em específico a incidir no acontecimento de Fátima.

Em 1967, por ocasião do cinquentenário dos acontecimentos de Fátima, teve lugar em Portugal, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, a 5.ª edição deste Congresso Mariológico Mariano Internacional, sobre o tema “De Primordiis Cultus Mariani – Mariologia patrística”.

Toda a informação necessária para a participação no congresso, nomeadamente o programa e o formulário de inscrição, pode ser encontrada em pami.fatima.pt 

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.