search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Santuário de Fátima recebe X Encontro de Coros Infantis

16 de abril, 2018

D0213674.jpg

 

Santuário de Fátima recebe X Encontro de Coros Infantis

Evento tem lugar no dia 25 de abril e reúne três grupos corais a partir das 15h30

 

A basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe na próxima quarta-feira, 25 de abril, o X Encontro de Coros Infantis do Santuário de Fátima, que conta com a participação de três grupos corais, dois deles do norte do país.

A iniciativa pretende promover e valorizar a prática musical religiosa de crianças e jovens, através de uma dinâmica de intercâmbio e enriquecimento de experiências e conhecimentos, com outras formações corais, diferentes realidades e modelos de trabalho.

Este ano, o primeiro do ciclo pastoral Tempo de Graça e Misericórdia: Dar Graças pelo Dom de Fátima, marcam presença no Santuário os Jovens Cantores de Guimarães, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e, como habitualmente, a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

O programa do X Encontro de Coros, que começa às 15h30, aberto a todos os peregrinos, prevê um concerto onde cada um dos grupos corais apresenta individualmente o seu repertório e culmina com uma interpretação conjunta do tema Totus tuus, Maria, da autoria de António Cartageno com arranjos de João Santos.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, anfitriã deste momento musical, começou em 2003,  e é formada por cerca de 35 crianças e jovens entre os sete e os 20 anos. Sob a direção de Paula Pereira, estes jovens cantores do Santuário serão acompanhados pelo órgão de tubos da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, por Sílvio Vicente, e interpretarão seis temas, num reportório que reflete um louvor e comunhão permanente a Deus .

Os Jovens Cantores de Guimarães serão acompanhados ao piano por Ana Margarida Coelho, e serão dirigidos por Janete Costa Ruiz. O programa Laudate Pueri, propõe uma viagem, com uma abordagem multicultural, a diversas leituras do sagrado em diferentes espaços e tempos. Partindo do Antigo Testamento, os oito temas, que serão interpretados, abordam a devoção mariana e a tradição popular portuguesa, evocando a dança e a festa como manifestação do divino.

Os Jovens Cantores de Guimarães integram alunos do Conservatório da cidade berço, com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos.

Finalmente, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, sob a direção de Helena Venda Lima, serão acompanhados pelo Órgão de Tubos da Basílica, com o organista Diogo Zão. O Coro interpretará cinco músicas e o percurso musical “Terno e Eterno Bom Sagrado” assentará nas tradições da construção polifónica do passado, proporcionando uma viajem até às sonoridades mais contemporâneas.

Este Coro surgiu em 2009, fruto de uma parceria entre a Escola de Música de Esposende e a Câmara Municipal.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Capela da Morte de Jesus

16h30
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima