11 de abril, 2019

3J3A8517.JPG

 

Santuário de Fátima tem programa especial para vivência da Quaresma

Renuncia Quaresmal reverte a favor da construção de um lar de idosos na ilha do Príncipe

 

O Santuário de Fátima promove anualmente um programa celebrativo intenso no período da Quaresma, para uma melhor vivência deste tempo que antecede a Páscoa.

Na quarta-feira de cinzas, dia 6 de março, além das celebrações habituais, onde serão impostas as cinzas, haverá pelas 08h15 Laudes na Capela do Santíssimo Sacramento, no piso inferior Basílica da Santíssima Trindade, seguida da Hora Intermédia pelas 10h15 no mesmo local. Estão ainda agendados vários momentos de adoração comunitária e individual, que culminam com a oração de Vésperas, pelas 17h30.

A Colunata acolhe todas as sextas-feiras pelas 14h00 a via-sacra. Esta oração comunitária, aos domingos acontece à mesma hora mas no Recinto de Oração.

A partir do primeiro domingo da Quaresma,  em todas as missas do dia que integram o programa oficial do Santuário aos fins de semana, a instituição vai implementar ofertórios reconhecendo que há bastantes peregrinos que consideram o ofertório uma parte importante da missa. O valor das ofertas será destinado à ação sócio caritativa do Santuário. 

O Domingo de Ramos na Paixão do Senhor inicia com a oração do Rosário pelas 10h00 na Capelinha das Aparições. Pelas 11h00 haverá a bênção de ramos, procissão e missa, no Recinto de Oração. Neste dia, faz-se a bênção dos ramos em todas as missas, incluindo as vespertinas.

Na quinta-feira santa, pelas 18h00 a missa vespertina da Ceia do Senhor, tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade. Pela noite, às 23h00, haverá oração comunitária na Capela da Morte de Jesus.

As cerimónias da sexta-feira da Paixão do Senhor iniciam pelas 00h00 na Capelinha das Aparições, com via-sacra aos Valinhos. Pelas 9h00, é rezada a oração de laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Às 15h00 a celebração da Paixão do Senhor vai acontecer na Basílica da Santíssima Trindade. Pelas 21h00 os peregrinos são convidados a acompanhar a via-sacra no Recinto de Oração.

O sábado santo começa com a oração de Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima pelas 9h00. Ao meio dia haverá a oração do rosário na Capelinha das Aparições. No mesmo local, pelas 15h00 será feita uma oração a Nossa Senhora da Soledade. A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe pelas 17h30 a oração de Vésperas. Às 22h00 a Vigília Pascal tem lugar na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

O bispo de Leiria-Fátima, na sua mensagem para a Quaresma intitulada “Renovar a nossa fisionomia e o nosso coração de cristãos”, apela a que se aproveite este tempo favorável para uma verdadeira conversão.

“A Quaresma vem de novo ao nosso encontro num momento em que nos sentimos abalados pelos escândalos dos abusos sobre menores cometidos na Igreja, preocupados com a onda crescente dos crimes de violência doméstica e inquietos com a exploração irresponsável do dom da criação”.

Perante estes e muitos "outros males" do mundo e das nossas vidas, ressoa a palavra de ordem “convertei-vos e acreditai no Evangelho” que dá sentido a todo o caminho quaresmal, refere o cardeal D. António Marto.

Na mensagem, o prelado alude à mensagem do Santo Padre que “sublinha dois aspetos de premente atualidade, facilmente esquecidos ou descuidados: ‘a força destruidora do pecado’ e ‘a força sanadora do arrependimento e do perdão’”.

O valor da renúncia quaresmal será canalizada para a diocese de São Tomé e Principe, para a ajudar na construção de um Lar para idosos - a Casa Betânia - na ilha do Príncipe.

 

PROGRAMA

 

Quarta-feira de cinzas,

todas as missas habituais, neste dia com imposição das cinzas, e mais:

08:15 - Laudes, Capela Santíssimo Sacramento

10:15 – Hora Intermédia, Capela Santíssimo Sacramento

13:30 – Adoração individual, Capela Santíssimo Sacramento

14:00 – Adoração comunitária, Capela Santíssimo Sacramento ( da responsabilidade da CIRP)

16:00 – Adoração individual, Capela Santíssimo Sacramento

17:30 – Vésperas, Capela Santíssimo Sacramento

 

Todas as sextas: 14:00 – Via-sacra, na Colunata;

Todos os domingos: 14:00 – Via-sacra, Recinto de oração

 

Domingo de Ramos na Paixão do Senhor

10:00 – Rosário, na Capelinha das Aparições

11:00 – Bênção de Ramos, Procissão e Missa, no Recinto de oração

(Faz-se a bênção do Ramos em todas as missas, incluindo as vespertinas)

 

Quinta-feira Santa

18:00 – Missa Vespertina da Ceia do Senhor, Basílica da Santíssima Trindade

23:00 – Oração comunitária, na Capela da Morte de Jesus: Agonia de Jesus

 

Sexta-feira da Paixão do Senhor

00:00 – 3:00 – Via-Sacra nos Valinhos, com início na Capelinha das Aparições

9:00 – Laudes, Basílica de Nossa Senhora do Rosário

15:00 - Celebração da Paixão do Senhor, Basílica da Santíssima Trindade

21:00 – Via-sacra, Recinto de Oração

 

Sábado Santo

9:00 – Laudes, Basílica de Nossa Senhora do Rosário

12:00 – Rosário, Capelinha das Aparições

15:00 – Oração a Nossa Senhora da Soledade, Capelinha das Aparições

17:30 – Vésperas, Basílica de Nossa Senhora do Rosário

22:00 – Vigília Pascal, Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento

 

PDF

HORÁRIOS

27 mai 2019

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.