07 de dezembro, 2023

afbannerconcerto-de-nataldez23.jpg

Santuário de Fátima vai dinamizar Concerto de Natal com a Orquestra Filarmónica de Braga

Momento musical está marcado para domingo, dia 17 de dezembro, pelas 15h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, com entrada livre

 

O Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, acolhe no próximo dia 17 de dezembro, pelas 15h00, o concerto “Grandes Clássicos de Natal”, pela Orquestra Filarmónica de Braga, com direção de Filipe Cunha, ainda com Catarina Araújo e Miguel Oliveira como solistas deste momento musical.

Esta iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima, no âmbito da programação do ano pastoral 2023/2024, com o tema “Chamados ao Encontro”, tem entrada livre.

A Orquestra Filarmónica de Braga é um projeto que surgiu em 2014, com origem no seio da Associação Cultural Canto Daqui. Em 2019 lançou o seu primeiro disco intitulado “Coração Cinéfilo”. Um CD gravado ao vivo num concerto no Theatro Circo em Braga composto por bandas sonoras de filmes. Em dezembro de 2019 a Orquestra Filarmónica de Braga esteve em digressão pela China durante 12 dias a apresentar o seu “Concerto de Ano Novo – Strauss & Friends”. A Direção Musical da Orquestra Filarmónica de Braga está a cargo do maestro bracarense Filipe Cunha e congrega na sua formação elementos maioritariamente jovens bracarenses, dando-lhes assim a oportunidade de trabalho, experiência e evolução.

Filipe Cunha concluiu o curso de música no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Clarinete e Flauta Transversal). Concluiu o curso Superior de Direção na Academia Europeia de Direção e estudou Direção de Orquestra Clássica em Lisboa durante 3 anos com o maestro francês Jean-Sébastien Béreau.

Já dirigiu inúmeras Orquestras, Bandas de Música e outros agrupamentos em Portugal e no estrangeiro e é convidado frequentemente para projetos internacionais, júri de concursos, masterclasses, entre outros.

Em 2020 esteve na final do Concurso Mundial “World Music Competition” (Vienna) na categoria de Direção de Orquestra.

Em 2020 foi convidado e integrou o júri do Concurso “International Orchestra Auditions Awards” (Itália) tendo também passado a colaborar com a Samnium University of Music como maestro convidado.

Ainda em 2020 foi convidado para Maestro Honorário da Korean Orchestra (K-Classics) integrando assim o grupo de 16 maestros escolhidos para esta Orquestra a nível mundial. Em 2021 foi convidado e integra a Sociedade Musical Giuseppe Verdi (México) como maestro internacional. Em agosto de 2021 dirigiu a Orquestra do Alto Minho em Viana do Castelo.

Em novembro 2021 esteve no Festival Internacional de Música Catalana em Barcelona a dirigir a Orquestra Filarmonia Ibérica sendo o único maestro português convidado no festival.

O concerto pode ser acompanhado através dos meios de comunicação digital do Santuário de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.