08 de janeiro, 2024

bannerescola-do-santuarioadoracao24.jpg

Santuário de Fátima vai promover Itinerários de espiritualidade sobre a oração –– Oficinas de oração

Iniciativa levada a cabo pela Escola do Santuário acontece nos dias 27 e 28 de janeiro, 18 e 19 de maio de 2024 e 9 e 10 de novembro

 

A Escola do Santuário promove três itinerários de espiritualidade com os quais — na complementaridade dos modos e formas de rezar a que cada um se dedicará particularmente, todos profundamente enraizados na tradição espiritual da Igreja e nos traços da sua específica concretização em Fátima — se deseja favorecer que a oração seja aprofundada, experienciada e assumida como o fio com o qual se tece, em permanência, a vida quotidiana do crente.

O primeiro dos três itinerários, já em janeiro, toma por tema a adoração — Oficinas de oração: a adoração e(m) Fátima, 27 e 28 de janeiro de 2024 —; o segundo, em maio, dedicar-se-á à oração do Rosário — Oficinas de oração: o Rosário e(m) Fátima, 18 e 19 de maio de 2024 —; e o último, em novembro, colocará o acento na fecundidade do silêncio — Oficinas de oração: o silêncio contemplativo e(m) Fátima, 9 e 10 de novembro de 2024.

Estes itinerários procurarão conjugar os âmbitos formativo e experiencial — oferecendo aos participantes a possibilidade quer de refletirem sobre cada uma das formas de oração em questão, quer de vivenciarem espiritualmente aquilo que reflexivamente estarão a aprofundar — e serão desenvolvidos por André Pereira (diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral), Sandra Bartolomeu, SNSF (religiosa das Servas de Nossa Senhora de Fátima e membro do mesmo departamento) e Francisco Pereira (capelão do Santuário de Fátima).

Nas Oficinas de oração: a adoração e(m) Fátima, nos dias 27 e 28 de janeiro próximo, ter-se-á como centro da reflexão e da vivência espiritual essa atitude crente fundamental que a adoração constitui, relevando os contornos particulares de que se reveste no acontecimento e na mensagem de Fátima e concretizando a sua dimensão especificamente sacramental e celebrativa, nas expressões rituais-litúrgicas da adoração eucarística.

 

Programa

sábado, 27 de janeiro

10h00. Acolhimento

10h30. Abertura

11h00. A adoração como atitude crente I

11h50. Intervalo

12h20. A adoração como atitude crente II

13h00. Almoço

14h30. A adoração nas aparições de Fátima I

15h30. Saída para a Loca do Cabeço

16h00. A adoração nas aparições de Fátima II (Loca do Cabeço)

17h00. Regresso ao Santuário

18h00. A adoração eucarística I

19h30. Jantar

21h30. Rosário e procissão das velas (Capelinha das Aparições)

 

domingo, 28 de janeiro

09h15. A adoração eucarística II

10h00. Missa e adoração eucarística

11h30. Intervalo

11h50. Partilha e conclusão

13h00. Almoço

 

Condições de participação

A inscrição neste itinerário deve ser feita através do formulário digital disponível aqui. (Para os itinerários de maio e de novembro serão abertos processos de inscrição independentes, com formulários próprios.)
A participação no itinerário tem associada uma taxa de inscrição no valor de € 15,00. No formulário encontram-se as instruções de pagamento.
Concede-se isenção da taxa de inscrição a Funcionários e Voluntários do Santuário de Fátima.
O itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes. A organização acusará a boa receção da inscrição e, após confirmação de pagamento do valor de inscrição e receção do respetivo comprovativo (enviado para [email protected]), confirmará a participação.
Uma vez atingido o limite máximo de inscrições, as restantes passarão a integrar uma lista de espera, que será considerada por ordem cronológica e mediante a ocorrência de desistências.

 

Mais informações: [email protected] / +351 249 539 600

Alojamento e refeições: sugerem-se as Casas de Retiros do Santuário. Para reservar (indicando a participação no itinerário): [email protected]

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.