31 de janeiro, 2024

2023-08-1313agosto20231.jpg

Santuário de Fátima vai promover o 45º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que acolhem peregrinos

Iniciativa está agendada para 08 de fevereiro, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI

 

O Santuário de Fátima vai promover no próximo dia 08 de fevereiro, o 45º Encontro de Hoteleiros e responsáveis de Casas Religiosas que Acolhem Peregrinos em Fátima, com o objetivo de fomentar a melhoria das condições do acolhimento dos peregrinos e dos visitantes de Fátima.

Em 2025, a Igreja viverá o Ano Santo: o Jubileu ordinário, que tem lugar em cada 25 anos. Assim, ao perspetivar um novo ciclo pastoral, o Santuário de Fátima adotou como horizonte o Ano Santo Jubilar, em sintonia com este acontecimento rumo ao qual se desenvolverá a vida da Igreja ao longo destes dois anos. Abre-se, assim, um Biénio enraizado nos temas determinados pelo Papa Francisco para a vivência deste Jubileu: Chamados ao Encontro, em 2024, ano que precede o Jubileu, e Peregrinos da Esperança, tema do Ano Santo: Ao Encontro da Esperança é o tema global que confere unidade a este Biénio Pastoral.

A “Oração” está na base do tema deste ano pastoral, sob a formulação Chamados ao Encontro. A exortação de S. Paulo à comunidade de Tessalónica «Orai sem cessar» (1Tes 5,17) serve de fundamento bíblico; é convite a imbuir todo o viver humano da consciência da presença de Deus, fazendo de todas as circunstâncias do quotidiano motivo de oração, isto é, de encontro com Deus e, nele, de comunhão com todos e toda a criação.

Esta iniciativa inicia com uma celebração na Capela da Morte de Jesus, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, pelas 16h30. Em seguida, no Salão do Bom Pastor, no Centro Pastoral de Paulo VI, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, fará a apresentação do Tema do Ano, seguindo-se a conferência “As celebrações do Ano Santo em Fátima: marcas no tempo e no espaço (a propósito do Jubileu de 2025)”, por Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima. Neste encontro, serão ainda apresentadas e analisadas as estatísticas e as contas do Santuário de Fátima, relativas ao ano de 2023. O encerramento estará a cargo de D. José Ornelas Carvalho, Bispo da diocese de Leiria-Fátima. O encontro finda com um jantar na Escola de Hotelaria de Fátima, Insignare.

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.