06 de dezembro, 2022

2022-11-23retiroadvento1.jpg

Santuário dinamiza retiro para viver o Advento

Encontro realiza-se no fim de semana de 9 a 11 de dezembro e propõe-se a “rezar a vida do fim para o princípio”.

 

O Santuário de Fátima dinamiza, no fim-de-semana de 9 a 11 de dezembro próximo, um retiro de Advento, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. “’Uma noite alumiada por uma luz desconhecida’. A Esperança em Deus como espera ativa do Deus-connosco” é o tema que dará o mote aos três dias desta proposta, que será orientada pela irmã Sandra Bartolomeu, Serva de Nossa Senhora de Fátima, e que que terá o objetivo de proporcionar a “oportunidade para rezar a vida do fim para o princípio, isto é, com os olhos postos na promessa de Deus, acendendo a Esperança para, a partir das circunstâncias de agora, construir o novo”.

“O mistério do Advento celebra não só a preparação da festa do Natal do Senhor, ‘do verbo que se fez carne e habitou entre nós’ (cf. Jo 1, 14), mas abre a nossa expetativa para a vinda definitiva e gloriosa de Cristo, Senhor e salvador, cuja ‘graça e misericórdia’ dará o fim pleno à História; e abre o nosso olhar para a manifestação de Deus no ‘hoje’ do tempo, transfigurando já o nosso kronos em kairos, as circunstâncias e crises do momento presente em caminho e lugar da sua salvação’, lê-se na sinopse do encontro, que apresenta a Mensagem de Fátima como oportunidade para esta vivência.

“Todo o acontecimento e mensagem de Fátima é um apelo a fazer da existência toda um contínuo Advento, a preparar o triunfo de Deus na História, a reconstruir ‘a cidade em ruínas’, a colaborar na edificação de uma fraternidade universal, com os olhos postos na eternidade.”

O retiro inicia na noite de sexta-feira, com o encontro zero que irá “contemplar o fim”. No sábado, realizam-se três outros encontros, com os temas: “Deus que espreita: a iniciativa amorosa de Deus”; “Deus que vem: despojar-se para acolher” e “Êxodo: lançar-se para a montanha”. O segundo dia termina com a participação no Rosário e Procissão das Velas, na Capelinha as Aparições. O domingo termina a caminhada, com o encontro “O princípio: uma nova cidade”, ao qual se segue um momento de adoração eucarística, seguido de partilha da experiência do grupo. Depois do almoço, os participantes são convidados a participar na Missa dominical das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

A inscrição no retiro, organizado pela Escola do Santuário, do Departamento de Acolhimento e Pastoral, é obrigatória e sujeita a confirmação.

PDF

HORÁRIOS

07 dez 2022

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.