11 de março, 2022

D0252265.jpg

Santuário envia imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia

O pedido foi feito pelo arcebispo greco-católico de Lviv. A imagem partirá no inicio da próxima semana, via Cracóvia

 

O Santuário de Fátima vai enviar a Imagem nº 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia no inicio da próxima semana correspondendo positivamente ao pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv.

“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima” refere a carta enviada pelo Santuário esta sexta-feira, na qual explicita que a deslocação desta imagem  ao território ucraniano, que acontece pela primeira vez, se deve a este esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia.

A resposta imediata do Santuário surge na sequência  de um pedido formal do arcebispo e metropolita da Igreja greco-católica de Lviv, Ihor Vozniak, efetuado a 10 de março: “Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”.

O Reitor do Santuário, durante a homilia da missa a que presidiu esta manhã na Basílica da Santíssima Trindade, lembrou que "Maria está sempre junto da cruz de cada um de nós e porque Maria é nossa mãe, no seu coração materno encontramos refúgio nos momentos de dificuldade e encontramos auxílio para combater o nosso desânimo".

"Porque Ela é nossa mãe, ensombrados pelo terror da guerra recorremos a Ela para que através da sua intercessão junto do filho nos devolva a paz" acrescentou sublinhando que foi esta "mesma confiança que levou ao pedido da comunidade greco-católica de Lviv a solicitar ao Santuário o envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, ao que o Santuário correspondeu de imediato". 

"Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezassemos pela paz;  é esta oração que aqui fazemos diariamente que estará presente na oração de todos os ucranianos diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima", lembrou ainda o padre Carlos Cabecinhas, sublinhando esta missão pastoral de oração pela paz que a Imagem irá cumprir na Ucrânia.

A imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv. 

A Imagem nº 13 é uma réplica da Imagem número 1, desenhada e concebida de acordo com instruções da Serva de Deus, Irmã Lúcia de Jesus e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.

Desde essa data, as imagens da Virgem Peregrina de Fátima percorrem o mundo inteiro levando consigo uma mensagem de paz e amor. Ao todo são treze as imagens da Virgem Peregrina sendo que a número 1 já praticamente não sai da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima onde foi entronizada, em dezembro de 2003. A imagem só voltou a sair em situações absolutamente excecionais, a última das quais ao Panamá, em janeiro de 2019, para na presença do Papa Francisco, participar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

Desde a primeira saída até hoje, qualquer que seja a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, chegam ao Santuário de todos os lados relatos extraordinários, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; em suma, relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

Desde o dia 21 de fevereiro que diariamente, e a pedido do cardeal D. António Marto, se estabeleceu uma corrente de oração a partir de Fátima pedindo o regresso da paz para o país que vive momentos de grande sofrimento. Além de se rezar o terço, cumprindo esse apelo de Nossa Senhora do Rosário aos três pastorinhos para que rezassem o terço todos os dias em ordem à paz, tem havido uma prece diária na oração dos fieis em todas as missas do programa oficial do Santuário.

O Santuário anunciou, ainda, no passado dia 25 de fevereiro uma ajuda financeira canalizada através da Cáritas portuguesa para a  ajuda humanitária e, na próxima semana, irá receber 35 refugiados da Ucrânia, na sua esmagadora maioria mulheres e crianças, a pedido da Câmara Municipal de Ourém e da Comunidade Greco-Católica portuguesa, cujos assistentes espirituais, nomeadamente os monges basilianos, residem e colaboram no Santuário de Fátima. Ao apoio para o alojamento temporário nas instalações do Santuário, a instituição irá desenvolver esforços, em articulação com as autoridades locais, no sentido do melhor encaminhamento destas famílias para situações mais estáveis de permanência no país, nomeadamente, ajudando no acesso a documentação, escolaridade, saúde e emprego. O acolhimento no Santuário será apenas temporário.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.