24 de maio, 2015


No dia 17 de maio, foi dedicado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima da Serra Grande, em S. Benedito, Ceará, Brasil. 
Numa região em que a devoção a Nossa Senhora de Fátima é muito grande, nasce assim um novo Santuário de Fátima, que servirá esta zona interior do país. 
Do Santuário de Fátima em Portugal esteve presente na Dedicação o reitor, padre Carlos Cabecinhas, que pretendeu desta forma “expressar a comunhão entre ambos os santuários”.

A celebração da Dedicação litúrgica foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, D. Giovani d’Aniello, e contou com a presença de todos os bispos do Ceará e alguns do Piauí, bem como de numerosos sacerdotes, não apenas da diocese de Tianguá, a que pertence o novo santuário, mas também das dioceses vizinhas. Estiveram presentes cerca de 7.000 fiéis.
“Hoje, meu coração se rejubila com o de vocês, pois temos a grande alegria de estar aqui neste novo e lindo Santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima”, afirmou D. Giovani d’Aniello na ocasião.

No decurso da celebração, foi entronizada a imagem de Nossa Senhora de Fátima, tendo o reitor do Santuário de Fátima de Portugal colocado nas mãos da imagem o rosário oficial, igual ao que está colocado na imagem venerada na Capelinha das Aparições no santuário português. 

Na mesma ocasião, a irmã Ângela de Fátima Coelho, postuladora da Causa da canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, ofereceu ao novo santuário as relíquias dos dois Pastorinhos beatos, Francisco e Jacinta Marto.
Na página oficial do Santuário de Fátima de S. Benedito é sublinhada a importância deste momento ritual: “Os dois gestos simbolizaram o selamento da união dos dois santuários na devoção à Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.
De regresso a Portugal, o padre Carlos Cabecinhas sublinha que o novo santuário “é muito importante para o incremento da devoção mariana no Brasil, e, em específico, da devoção a Nossa Senhora do Rosário de Fátima”.
“A passagem da Virgem Peregrina naquela região na década de 50 e a oferta de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima à paróquia, no ano de 2006, foi o gérmen deste santuário, que começou a ser sonhado há oito anos atrás e que surge agora, integrando a igreja, várias capelas e espaços de apoio”.
L.S.
PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.