31 de agosto, 2018

D0042575.jpg

 

Santuário junta-se à oração por uma “Casa Comum” mais preservada

Dia Mundial da Oração pelo Cuidado da Criação será assinalado com uma prece em todas as celebrações do programa oficial de Fátima

 

O Santuário de Fátima assinalará o Dia Mundial da Oração pelo Cuidado da Criação, que se celebra este sábado, com uma oração em todas as celebrações do programa oficial, ao longo de todo o dia,  juntando-se assim aos apelos do papa Francisco para que todas as comunidades cristãs possam renovar a adesão pessoal à vocação de protetores da criação.

Na Oração Universal rezar-se-á “Pela conversão dos nossos corações, e daqueles de quem dependem as leis, a fim de alcançarmos uma mudança estrutural que esteja embutida nos hábitos sociais, nas leis e nos programas económicos”.

Também a Comissão Episcopal de Pastoral Social e Mobilidade Humana salienta, numa mensagem para este dia, que “ninguém se pode resignar ou deixar cair os braços” perante os desafios que envolvem o Planeta. E, desafia “todas as comunidades cristãs” a rezarem pela “conversão dos corações” daqueles que têm direta responsabilidade na delapidação dos recursos naturais, e em particular por aqueles “de quem dependem as leis e os programas económicos que permitem uma verdadeira mudança estrutural”.

O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação foi instituído pelo Papa Francisco em 2015, ano em que publicou a sua encíclica ‘Laudato si’, sobre o ‘cuidado pela Casa Comum’. Esta iniciativa foi incluída no calendário católico (1 de Setembro) também com um propósito ecuménico, já que também é comemorada pela Igreja Ortodoxa.

Durante a audiência pública com os peregrinos na Praça de São Pedro, no Vaticano,  esta quarte feira, o Papa realçou de modo especial “a questão da água” como um ponto central na jornada de oração deste ano.

“Um bem essencial que deve estar ao alcance de todos”, apontou Francisco, que convidou todas as comunidades católicas a “unirem-se em oração no próximo sábado” por esta causa, “pela cura da nossa Casa Comum”.

 

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.