20 de julho, 2019

3J3A0773.jpg

 

Santuário oferece férias para pais de pessoas com deficiência

Iniciativa decorre em vários turnos, de hoje até 30 de agosto

 

O Santuário de Fátima inicia este sábado a 13.ª edição de férias para pais que têm filhos com deficiência, este ano denominada “Vem para o meio” com cinco turnos, entre hoje e 30 de agosto.

 

A iniciativa, promovida pelo Santuário de Fátima com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima, do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima e da Congregação Silenciosos Operários da Cruz, tem o objetivo de oferecer a possibilidade de um tempo de férias às pessoas com deficiência e aos seus pais num tempo de descanso, às vezes o único no ano, durante o qual os seus filhos ficam entregues a um corpo de voluntários.

 

O primeiro turno começa hoje, até ao próximo dia 26, conta com 20 jovens adultos, 14 voluntários e 11 pais, que decidiram também permanecer neste ´campo´, uma oportunidade que é sempre considerada para os cuidadores. Os próximos turnos realizam-se de 30 julho a 5 de agosto; de 7 a 13 de agosto; de 16 a 22 de agosto; e o último de 24 a 30 agosto, e envolverão mais 80 jovens adultos , 40 pais e 80 voluntários.

 

A semana de férias decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

 

Para Catarina Marques, de Pombal, esta é a sexta vez que estará como voluntária neste programa.

 

“É uma oportunidade para ter contacto com outras realidades diferentes da minha, pelo envolvimento, por conhecer outros mundos a começar pelas famílias e pelas próprias pessoas que têm maneiras diferentes de viver” adiantou à Sala de Imprensa momentos antes da reunião final de preparação da equipa de voluntários.

 

“No final desta semana saio certamente de coração cheio pois é assim que tenho saído das outras vezes” refere a psicomotricista que lamenta o facto da sociedade ainda “não ter percebido o real valor destas pessoas: que têm limites mas que têm de ter um lugar para elas na sociedade”.

 

É neste ponto que insiste também Gonçalo Silva, de Santarém, e voluntário ´caloiro´ nesta atividade. Embora seja estudante na área da saúde e tenha já desenvolvido outras atividades de voluntário na Casa de Saúde do Telhal, da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, o ex. seminarista lembra que para este tipo de atividades a preparação só pode ser uma: “vir com espirito aberto para acolher e lidar com todas as situações ciente de que no final são sempre eles que nos dão mais”.

 

Em cada um dos turnos estão incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.