10 de novembro, 2021

3J3A7929.JPG

Santuário oferece itinerários espirituais a partir do acontecimento e da mensagem de Fátima

Curso sobre a Mensagem de Fátima e retiros de oração são propostas que permitem a experiência de Fátima

 

A 15.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima, orientada pela irmã Ângela Coelho, cuja realização foi adiada em 2020 devido à pandemia, vai decorrer no Centro Pastoral de Paulo VI entre 12 e 14 de novembro.

“O triunfo do amor nos dramas da História” é um momento formativo que se divide em várias sessões, nas quais são abordados diversos temas, que aprofundam o acontecimento de Fátima e a sua mensagem.

2021-10-15_BCurso_Mensagem_Fatima.jpg

O programa do Curso inicia-se dia 12 com um enquadramento teológico das aparições – significado das mariofanias – e prossegue com uma abordagem sobre a importância e o significado permanente de Fátima. Durante as sessões, a formadora dará a conhecer os acontecimentos e os protagonistas de Fátima; sublinhará a centralidade e o rosto trinitário de Deus na Mensagem de Fátima e falará sobre a importância da adoração eucarística como convite a uma atitude oblativa.

Os formandos são ainda convidados a uma reflexão sobre Maria como intercessora e como expressão da presença materna de Deus, e sobre a importância da oração do rosário: o Coração Imaculado de Maria como expressão da compaixão de Deus pelo mundo; a pedagogia do segredo: do medo à esperança; a reparação como convite a participar na ação salvífica de Deus; a consagração como entrega e acolhimento.

A biografia e o perfil espiritual dos videntes de Fátima serão também abordados durante a formação.

A proposta formativa pretende dar a conhecer, de forma abrangente e articulada, o essencial da Mensagem de Fátima, na perspetiva do seu significado de esperança para toda a humanidade, expondo os elementos fundamentais das aparições da Cova da Iria e sistematizando aspetos temáticos, teologicamente enquadrados, numa relação dialógica com questões específicas da vida cristã.

A 1.ª edição do Curso sobre a Mensagem de Fátima aconteceu em junho de 2013.

 

2019-11-19_Escola_Santuario (1).jpg

Outras propostas formativas: 

# O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal – Itinerário de espiritualidade

O santuário reeditará, com algumas atualizações ao programa mas mantendo o núcleo e a intenção fundamentais desta proposta, o itinerário sobre o Rosário (realizado pela última vez em 2018-2019). Neste ano pastoral, será o único itinerário de espiritualidade a realizar:

. Mistérios gozosos (no Advento): 10-12 de dezembro de 2021

. Mistérios luminosos (no Tempo Comum): 4-6 de fevereiro de 2022

. Mistérios dolorosos (na Quaresma): 11-13 de março de 2022

. Mistérios gloriosos (no Tempo Pascal): 13-15 de maio de 2022

 

# Retiros espirituais

Os temas destes retiros serão definidos no horizonte dos eixos temáticos que declinam o tema do ano (e, por conseguinte, de eixos temáticos da Mensagem de Fátima especialmente pertinentes, quer em linha com o tema do ano, quer em linha com o hoje da Igreja e do mundo).  As datas já definidas são: 28-30 de janeiro de 2022; 8-10 de abril de 2022; 24-26 de junho de 2022; 22-24 de julho de 2022; 23-25 de setembro de 2022

 

Fátima na luz da Páscoa. Viver o Tríduo Pascal com a mensagem de Fátima

14-17 de abril de 2022

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.