search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Santuário promove Itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima

04 de janeiro, 2018

AF_BANNER Ecola do Santuario.jpg

 

Santuário promove Itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima

“Escola do Santuário” é um projecto de espiritualidade e formação aberto ao público em geral 

O santuário de Fátima promove a partir do próximo mês de janeiro um novo projecto de espiritualidade e formação intitulado “Escola do Santuário”, cujas actividades se realizarão na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

A “Escola do Santuário” propõe vários itinerários abertos à participação do público em geral, num máximo de 40 participantes por sessão. Estes itinerários formativos são alicerçados na ideia de que Fátima é um lugar de experiência de Deus, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença.

A Escola do Santuário tem por missão aprofundar e descobrir a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade promovendo a iniciação, o crescimento e o amadurecimento espiritual a partir da Mensagem; o reconhecimento da eclesialidade da Mensagem e da sua relevância pastoral bem como a leitura da Mensagem em relação com experiências significativas da contemporaneidade.

Nos vários itinerários a realizar, além dos momentos orantes e das sessões orientadas em sala, de deslocações a diversos lugares do Santuário e a Aljustrel e aos Valinhos, os participantes vão poder interpretar e refletir sobre Maria a partir de outras linguagens, nomeadamente a linguagem artística presente nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que em si encerram uma verdadeira catequese sobre o Acontecimento e a Mensagem deixada neste local por Nossa Senhora há cem anos.

Neste primeiro ano, o Santuário propõe a realização de três itinerários de dois dias abertos ao público em geral, em janeiro, março e abril, cada um deles com um tema diferente. Propõe também os Encontros de Espiritualidade para Aposentados, com a duração de quatro dias, em março. Finalmente, em maio, o itinerário maior, durante uma semana.

Já em janeiro, entre os dias 27 e 28, o tema será: “Nossa Senhora de Fátima - Qual Maria?”. Desta pergunta do Papa Francisco parte o primeiro itinerário, cujo objetivo é aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa na Capelinha das Aparições, na primeira peregrinação internacional do Centenário, para corrigir alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como “uma Mestra da vida espiritual”; a “bendita por ter acreditado” e a “Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja Orante”.

Em março, a Escola proporá um itinerário de aprofundamento das dimensões trinitária e eucarística da mensagem de Fátima, sob o tema genérico “Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade”. Este Itinerário realiza-se nos dias 17 e 18 de março.

Em abril, nos dias 21 e 22, a Escola debruçar-se-á sobre o “Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação”, aprofundando, desta forma, o sentido do sofrimento e do sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima.

O último Itinerário da Escola do Santuário previsto antes do verão realizar-se-á entre 21 e 27 de maio e terá como tema “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal”. Neste, ao longo de uma semana, os participantes são convidados a reflectir sobre o sentido do Rosário como prática de oração mariana cristocêntrica e a sua importância na Mensagem de Fátima. O objetivo é que cada um deles possa experimentar o valor desta oração na sua vida pessoal e comunitária.

Além destes fins-de-semana temáticos, no mês de março, de 5 a 8, de 12 a 15 e de 19 a 22, serão propostas três edições de um itinerário dirigido a um público específico: pessoas com mais de 65 anos, a viver a aposentação. Serão os “Encontros de espiritualidade para aposentados”, que visam aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima nos dramas do século XX e do novo milénio. Além disso, proporcionarão uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação.

A equipa da “Escola do Santuário” integrará o capelão Pe. José Nuno Silva, responsável pela pastoral da Mensagem de Fátima; a Irmã Ângela Coelho, ex postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto; a Irmã Nanci Leite, da congregação Filhas do Coração de Maria, Pedro Valinho Gomes, teólogo e André Pereira, assessor da reitoria do Santuário de Fátima.

O período de inscrições para cada uma das propostas decorre durante o mês anterior ao da sua realização, através de um formulário próprio disponível. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação. Cada itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes.

As inscrições para  a segunda sessão estarão disponíveis no início de fevereiro.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Capela da Morte de Jesus

15h00
Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima