11 de fevereiro, 2023

D0262754.jpg

Santuário promove novena dos Pastorinhos e um momento de veneração aos túmulos de 11 a 19 de fevereiro

Festa dos Pastorinhos celebrada com uma novena, um retiro, momentos de veneração aos túmulos e um concerto, para além das celebrações litúrgicas próprias destes dias

 

No próximo dia 20 de fevereiro assinala-se a Festa litúrgica dos santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, os dois primeiros santos de Fátima, que constituem uma referência pelo seu carisma para as crianças e jovens de hoje.

A seis meses da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e da visita do Papa que canonizou os santos Francisco e Jacinta Marto, a Fátima, o Santuário promove várias iniciativas que destacam a espiritualidade e o carisma das duas crianças que continuam hoje a servir de modelo para jovens e menos jovens em todo o mundo.

O VIII Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, intitulado O Sopro e a Palavra, pelo Ensemble São Tomás de Aquino, desenhado pela maestrina Maria de Fátima Nunes e Alfredo Teixeira, é um dos momentos altos de um vasto programa que começa este sábado, 11 de fevereiro, Dia Mundial do Doente, com a Novena dos Pastorinhos.

Esta iniciativa, em formato de podcast, é desenvolvida pelo Santuário de Fátima, com a colaboração das Irmãs da Aliança de Santa Maria, centrando-se na vida e na espiritualidade dos santos Pastorinhos Francisco e Jacinta Marto. Os momentos de oração serão disponibilizados pela manhã, entre os dias 11 e o dia 19 de fevereiro. Esta novena propõe uma reflexão sobre vários temas: “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”, “União de Corações”, “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”, “Se é segredo, não se pode dizer!”, “Diante do eterno, não há tempo”, “Do sacrifício, não me escondo!”, “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”, “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

Paralelamente, no Terço das 18h30, que tem a difusão pelos canais de comunicação social e digital do Santuário de Fátima, haverá uma intenção especial para evocar a memória dos dois primeiros santos de Fátima.

No dia 19, a seguir ao concerto será rezada a Oração de Vésperas na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e à noite, a seguir ao Terço das 21h30, haverá uma Vigília, no mesmo lugar com um momento de veneração aos túmulos. Esta veneração, de resto, acontecerá todos os dias às 18h00, acompanhando a novena, a partir do dia 11 de fevereiro, com transmissão em direto no site do Santuário e nas suas páginas do Facebook e do Youtube.

No dia 20, dia da Festa Litúrgica dos santos Francisco e Jacinta Marto, que no Santuário é celebrada como solenidade, haverá o terço às 10h00, seguindo-se a Missa na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. José Ornelas Carvalho, às 11h00.

O Santuário promove, ainda, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, um retiro destinado a todos os jovens, entre os 18 e os 30 anos, que são convidados a rezar a vida e as decisões que ela implica à luz daquele que é o tema da JMJ Lisboa 2023 e do ano pastoral no Santuário de Fátima: «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39).

O retiro será orientado pelo P. Samuel Beirão, sj e pela Ir. Joana Barbado, aci e terá lugar na Casa de Retiro de Nossa Senhora das Dores.

Os Pastorinhos, Francisco e Jacinta e a prima Lúcia, tinham tudo para uma vida simples, anónima, mas acabaram por entrar para a História, não só da Igreja Católica em Portugal e no mundo, mas também da humanidade, como testemunhas privilegiadas de Aparições num pequeno local chamado Cova da Iria, perto de Fátima, no centro do país.

Como pequenos pastores que eram, ficaram para sempre conhecidos como “os Três Pastorinhos” ou “os Videntes de Fátima” a quem Nossa Senhora do Rosário apareceu por seis vezes em 1917.

Lúcia, na altura com 10 anos, e os seus primos Francisco, com 9, e Jacinta, com 7, irmãos, foram os escolhidos para receberem a Mensagem em que a “Senhora mais brilhante que o Sol” pedia orações, sacrifícios e reparação das ofensas ao seu Imaculado Coração e a Deus.

A Lúcia foi dado ver, ouvir e falar durante as Aparições, enquanto Jacinta podia ver e ouvir. Francisco podia apenas ver, pelo que a prima e a irmã lhe relatavam depois tudo o que tinham ouvido.

Depois de terem sido declarados santos pelo Papa Francisco em 2017- Francisco e Jacinta Marto; o processo de canonização de Lúcia ainda prossegue em Roma- a sua festa passou a ser celebrada em todo o mundo, com particular destaque para o Brasil onde é feriado municipal da cidade de Juranda, no estado do Paraná, de onde é natural o jovem miraculado que esteve na origem do milagre que permitiu a subida destas duas crianças não mártires aos altares da Igreja.

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.