04 de janeiro, 2022

AF_BANNER_Seminario-TEMAS-DA-HISTORIA-E-DA-MENSAGEM-2022.jpg

Santuário propõe curso online de quatro sessões para “descodificar Fátima”

Webinar decorrerá nas quartas-feiras de janeiro de 2022 e irá abordar oito temas sobre a história e a mensagem de Fátima.

 

O Santuário de Fátima, através do seu Departamento de Estudos, vai realizar, a partir desta quarta-feira, dia 5 de janeiro, um webinar de quatro sessões que irão abordar oito temas sobre a história e a mensagem de Fátima. O encontro online “descodificar Fátima”, que decorrerá às quartas-feiras, entre as 21h15 e as 22h15, é dinamizado pelo diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte.

“Convocando diferentes perspetivas de abordagem, o Santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade. Em cada sessão serão abordados dois temas, à maneira de sínteses, sobre o que foi o primeiro século de Fátima”, lê-se na sinopse do evento.

“Visões, aparições e outras formas de dizer” e “A imagem de Nossa Senhora de Fátima” são os temas que inauguram esta proposta, a 5 de janeiro. Uma semana depois, a sessão abordará “Os escritos de Lúcia de Jesus” e “Os Papas e Fátima”. O penúltimo encontro, a 19 de janeiro, terá como temas “Segredo ou segredos?” e “As três representações de Nossa Senhora de Fátima”. Por fim, Marco Daniel Duarte apresentará uma reflexão sobre “Os lugares das aparições” e “As orações de Fátima”.

A proposta foi idealizada para o público em geral e, concretamente, para investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas); professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica); e formadores, catequistas e outros agentes pastorais.

As inscrições para este curso online decorrem pela ordem de chegada, mediante o pagamento da taxa de inscrição de 20 euros. Aos participantes que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso, receberão um certificado de participação.

O formador do webinar, Marco Daniel Duarte, é o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É também diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.