15 de março, 2016

3J3A0918.JPG

Santuário recebe assembleia-geral da Associação de Reitores de Santuários em 2017

É esperada cerca de uma centena de participantes

O Santuário de Fátima vai receber o congresso e a assembleia-geral da Associação (francesa) de Reitores de Santuários, em janeiro de 2017 e esta manhã o reitor do Santuário de Fátima recebeu os principais responsáveis pela organização do evento.

“Este congresso reunirá os Reitores de Santuários, mas terá algo mais pois vai reunir os membros das associações Mariais  que desenvolvem a piedade e a oração mariana nos seus diferentes lugares”, refere o presidente da Associação de Reitores de Santuários, Pe. Vincent Gallois, que conjuntamente com o reitor do Sanctuaire Sainte-Anne de La Palud, Paul Berrou, se deslocou a Fátima para preparar este encontro em 2017, justamente no inicio do ano em que se comemora o centenário das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.

Este encontro, que tem por tema “No coração do seu tempo, Maria e a Igreja sinal de esperança”, tirado do versículo do Apocalipse “Um grande sinal apareceu no céu, uma mulher”,  reunirá cerca de uma centena de participantes, em representação de vários santuários marianos.

“O nosso objetivo é refletir e rezar sobre este tema. Desenvolvemos na nossa associação, para além do Congresso, uma caminhada espiritual. Vimos ao Santuário para o conhecer e viver a sua caminhada própria”, disse ainda à Sala de Imprensa o pe. Vicent Gallois.

“Para nós é particularmente significativo poder falar e mostrar Fátima, levando-os  a fazer a experiência do peregrino que aqui vem”, diz o reitor do Santuário, Pe Carlos Cabecinhas.

Por outro lado, “Trata-se de uma oportunidade para acolher responsáveis de santuários que são, muitas vezes, também organizadores de peregrinações a Fátima”, observa ainda o responsável pelo Santuário da Cova da Iria.

A escolha do Santuário de Fátima foi confirmada na reunião da Associação de Santuários Franceses no passado mês de janeiro em  Le Puy-en-Velay.

A Associação de Reitores de Santuários é uma associação francesa que integra “todos os santuários católicos gauleses” e “alguns” da Bélgica, Suíça, Portugal e Líbano.

A reunião em Le Puy-en-Velay, que tem um santuário mariano, foi um momento de reflexão sobre o “fenómeno da peregrinação e seus valores religiosos e antropológicos”.

SD/AFL/CR

HORÁRIOS