16 de janeiro, 2019

2019-01-10_Concerto_Do_Movimento_brota_a_Musica_2.jpg

Schola Cantorum e Coro Infantil da Universidade de Lisboa apresentam concerto “Do Movimento Brota a Música”

Apresentação conjunta é o culminar de um fim-de-semana formativo onde os dois coros vão trabalhar o movimento na música

 

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima e o Coro Infantil da Universidade de Lisboa (CIUL) apresentam, a 20 de janeiro, domingo, às 17h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, o concerto “Do Movimento Brota a Música”, no culminar de uma formação conjunta homónima, que irá decorrer nesse fim-de-semana, onde os dois coros irão partilhar experiências e reportório, e trabalhar pormenores ligados ao movimento associado ao som e à percussão corporal.

“Esperamos que seja um momento muito agradável, tanto para os coros como para o público, até porque o concerto irá funcionar de uma forma muito informal, com o público a rodear os cantores, que estarão no meio da sala, criando assim um espaço intimista que, esperamos, apele à participação de todos”, antecipa a maestrina Paula Pereira, que dirige a Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima.

Este “momento de partilha e envolvimento entre os coros e o público, através da música e do processo vivo que é dinâmica do movimento associado à música”, vai ser desenvolvido durante a formação conjunta, com o mesmo nome, sob a coordenação da maestrina do CIUL, Erica Mandillo, que decorrerá durante o dia do concerto.

“O objetivo da formação é promover o movimento na música, para que, colocando todo o seu corpo no processo de cantar, os coralistas se possam libertar da timidez e melhorar a projeção vocal”, explica a responsável pela Schola Cantorum.

Apesar da formação e do concerto só acontecerem no domingo, o programa do encontro entre os dois coros tem início no dia anterior, com a troca de experiências, momentos de partilha e confraternização.

“O dia de sábado culmina com um jantar convívio, após o qual os elementos do CIUL irão pernoitar nas casas dos pais da Schola Cantorum. No dia seguinte, acontece a formação, onde irão ser trabalhadas peças do repertório da Schola Cantorum, e outras que irão ser interpretadas de forma conjunta, em termos de movimento, para que o processo de cantar seja ainda mais eficaz. A apresentação será o resultado desse trabalho”, conclui a maestrina Paula Pereira.

O concerto inicia com a Schola Cantorum, que interpretará temas do seu repertório. Haverá, depois, uma peça de transição, onde os dois coros irão cantar, e que dará a vez à apresentação do CIUL. No final, os dois coros interpretarão três temas em conjunto.

A Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima é o coro infantil e juvenil do Santuário de Fátima. Criado em outubro de 2003, tem na sua formação atual cerca de 35 crianças e jovens, entre os 7 e os 20 anos de idade. Apesar de ter sido inicialmente constituída para animar a Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima, atualmente a Schola Cantorum participa também no coro litúrgico das celebrações do Santuário de Fátima.

O CIUL fez a sua primeira apresentação pública em junho de 2005 e engloba cento e quarenta crianças e jovens, entre os 6 e os 18 anos. Desde então, durante os mais de 100 concertos que realizou, tem vindo a desenvolver uma nova linguagem em que ao canto se associam a expressão corporal e teatral, linguagem essa que começa a fazer escola e a ter repercussões visíveis na forma de trabalhar de outros grupos congéneres. O CIUL é dirigido pela maestrina Erica Mandillo, que é também fundadora do coro e responsável pela formação que será ministrada durante este fim-de-semana.

Erica Mandillo, mestre em biofísica pela Faculdade de Ciências de Lisboa, tem o curso de canto pelo Conservatório de Lisboa, e o curso de Encenação de Ópera, pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi membro do Coro Gulbenkian e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Em 2012, integrou o corpo docente da Escola de Música do Conservatório Nacional, sendo responsável por uma classe de Coro e Expressão Corporal. Nos coros que dirige, desenvolveu uma linguagem muito própria, que tem merecido os maiores elogios pela parte do público e da crítica.

O concerto tem entrada gratuita.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.