24 de fevereiro, 2023

Parolin.jpg

Secretário de Estado do Vaticano preside à Peregrinação Aniversária de Maio

Cardeal Pietro Parolin presidiu em Fátima pela última vez a 13 de outubro de 2016, na última grande peregrinação que precedeu o centenário com a presença do Papa Francisco

 

A primeira grande peregrinação do ano em Fátima, a 12 e 13 de maio, vai ser presidida pelo cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. Não é a primeira vez que o cardeal italiano preside em Fátima, a uma grande celebração,  meses antes da deslocação do Papa à Cova da Iria. Em outubro de 2016, o chefe da diplomacia vaticana presidiu em Fátima, na última peregrinação internacional aniversária que precedeu a deslocação do Papa à Cova da Iria, em maio de 2017.

Pietro Parolin é cardeal da Igreja Católica desde 12 de janeiro de 2014. Recebeu a ordenação episcopal das mãos do Papa Bento XVI, a 12 de setembro de 2009. Em 31 de agosto de 2013, o Papa Francisco nomeou-o Secretário de Estado do Vaticano e, ainda nesse ano, foi chamado a fazer parte da Congregação para os Bispos. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo em 12 de outubro de 2016.

Em julho, quando na Cova da Iria se celebra a 3ª aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos, estará em Fátima o bispo auxiliar de Braga, o último sacerdote português a ser ordenado bispo em Portugal, D. Delfim Gomes.

Natural da diocese de Bragança-Miranda, onde foi vigário episcopal para o Clero de 18 de novembro 2011 até 2021, D. Delfim Gomes foi ordenado bispo em dezembro de 2022.

D. Delfim Esteves Gomes obteve o Mestrado integrado em Teologia, em 2013, com a Tese ‘Pobreza e Relações Humanas. Contributos para superar a pobreza, a partir da mudança de relações’, a 4 de novembro de 2016, tendo sido o coordenador de vários projectos de luta contra a pobreza e também responsável local pela Educação Moral e Religiosa Católica.

Presidirá em Fátima à Peregrinação Internacional de Julho pela priemira vez como bispo.

Em agosto, quando o Santuário recebe a Peregrinação Nacional dos Migrantes, as celebrações serão presididas por D. Filomeno do Nascimento Dias, Arcebispo de Luanda (Angola).

D. Filomeno Dias estudou nos Seminários Menor dos Capuchinhos, em Luanda, e no Maior Cristo Rei, do Huambo. Foi ordenado padre em 30 de outubro de 1983. Licenciou-se em filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana e doutorou-se em teologia na Pontifícia Universidade Lateranense.

Em 2004, foi nomeado bispo-auxiliar de Luanda. Em 11 de fevereiro de 2005, foi transferido para a Sé de Cabinda.

Após a renúncia de Dom Damião António Franklin, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de Luanda em 8 de dezembro de 2014, dando entrada solene em 24 de janeiro de 2015 na Sé Catedral de Luanda. Em 9 de novembro de 2015, foi eleito presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé.

O novo ano pastoral do Santuário de Fátima, que se iniciou a 26 de novembro, tem como tema Maria Levantou-se e partiu apressadamente e tem a sua acção focada na preparação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJLisboa2023), com programação virada para os jovens que por aqui passarão nos próximos meses.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.