06 de outubro, 2021

Banner2.jpg

“Contemplar os rostos de Fátima é contemplarmo-nos também a nós, à luz de Fátima”

No último episódio da série “Rostos de Fátima”, o reitor do Santuário de Fátima olhou para os rostos de Fátima como oportunidade para uma autocontemplação à luz da mensagem de Fátima.

No décimo vídeo da série Rostos de Fátima, que apresenta atual exposição temporária, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas perspetivou a mostra como oportunidade de autocontemplação, ao abordar o último capítulo da exposição, que tem por tema: “O Rosto de Maria em Fátima: a face da humanidade triunfante”.

Partindo do penúltimo capítulo da exposição, o sacerdote identifica a peregrinação como um ato que define a vida e que se reveste de fragilidades, apresentando a solicitude e misericórdia de Deus, presente na mensagem de Fátima, como fiança da Sua presença na vida do Homem.

“Se contemplamos o nosso rosto peregrino, nesta exposição, somos também convidados a dar um passo mais, para contemplar essa presença de Deus, essa solicitude, esse imenso amor, que apoia a nossa caminhada”, disse o reitor do Santuário, ao referir-se à Cruz de Cristo e ao Calvário, presentes na narrativa da exposição.

Neste, que é o último vídeo da série, o padre Carlos Cabecinhas perspetivou Nossa Senhora como a imagem “daquilo que somos convidados a ser” e garantia de intercessão pela humanidade, junto de Deus.

“A Assunção de Nossa Senhora ao Céu garante-nos que Ela se encontra junto de Deus, a interceder por nós. Contemplamos Maria coroada de glória, precisamente para dizer que Ela cumpriu esta caminhada. (…) Encontra-se junto de Deus, rasgando para nós um horizonte de esperança, diante da caminhada da vida, com todos os seus sofrimentos e fragilidades”, explicou o reitor do Santuário de Fátima.

“Contemplar os rostos de Fátima é contemplarmo-nos também a nós, humanidade peregrina, à luz de Fátima… É deixarmo-nos, também nós, guiar por esta luz de Maria, que nos conduz a esse horizonte pleno, que ela já atingiu e para o qual nos chama permanentemente”, concluiu.

A série Rostos de Fátima, que apresentou, ao longo deste ano pastoral, a exposição homónima, através das perspetivas particulares de vários convidados, pode ser visualizada na íntegra no canal de Youtube do Santuário de Fátima.

A exposição “Os rostos de Fátima - fisionomias de uma paisagem espiritual”, que deu o mote à série, está patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e poderá ser visitada, gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

 

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.