02 de junho, 2021

2021-06-06_Video_Rostos_De_Fatima6_2.jpg

Imagem Peregrina apresentada como “rosto de uma Igreja missionária”

No sexto vídeo da série “Rostos de Fátima”, o diretor do Secretariado Internacional Apostolado Mundial de Fátima percorre algumas das viagens mais simbólicas que a Imagem Peregrina fez pelo mundo e que traduzem a “importância da mensagem de Fátima”.

 

Nuno Prazeres, diretor do Secretariado Internacional Apostolado Mundial de Fátima (AMF) é o convidado de mais um vídeo da série “Rostos de Fátima”, que, mensalmente, apresenta os rostos que integram a nova exposição temporária do Santuário. No episódio publicado hoje nas redes sociais do Santuário de Fátima, Nuno Prazeres apresenta a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima como “rosto de uma Igreja missionária”.

“Ontem como hoje, Maria (…) faz-se peregrina pelas estradas do mundo, levando a consolação e a esperança aos corações de uma humanidade, tantas vezes ferida e angustiada, que busca a paz. Nunca se impõe! Cada visita sua a um qualquer país ou lugar é fruto de um convite, de um desejo pastoral, muitas vezes amadurecido ao longo de meses ou mesmo anos.”, afirma o diretor da associação de fiéis AMF, deduzindo um “reconhecimento da importância da mensagem de Fátima” nas “inúmeras solicitações da Imagem Peregrina”.

A partir do mapa de madeira pintada, de 1956, patente na exposição, que estampa as primeiras viagens da Imagem Peregrina, Nuno Prazeres revisita algumas das peregrinações mais simbólicas que a Imagem Peregrina cumpriu, ao longo de quase 75 anos.

“Só nos primeiros nove anos de viagens, como podemos ver neste Mapa Mundi, a Imagem percorreu mais de meio milhão de quilómetros, dando a volta ao mundo, e foi acolhida por mais de 300 milhões de pessoas. Na Europa, durante esse período, Nossa Senhora peregrinou como um ícone da Paz, inspirando à unidade e à solidariedade entre povos, no rescaldo de uma guerra mundial, que tanto dividiu e destruiu”, recorda.

O convidado deste sexto vídeo evoca também os “famosos ‘voos da Paz’” que a segunda Imagem Peregrina fez por numerosos países, nos vários continentes, num périplo dinamizado pelo Apostolado Mundial de Fátima, um movimento fundado nos Estados Unidos da América, por monsenhor Harold Colgan e John Haffert, rostos que também têm lugar na exposição temporária do Santuário de Fátima.

A exposição “Os rostos de Fátima - fisionomias de uma paisagem espiritual” está patente até 15 de outubro de 2022, no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, e poderá ser visitada, gratuitamente, todos os dias, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

 

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.