21 de novembro, 2021

1637505923473-01.jpeg

Serviço ao próximo apresentado como caminho para concretização do Reino de Deus

Na homilia da Missa deste domingo da solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o reitor do Santuário desafiou os peregrinos a oferecerem as suas vidas em dádiva pelo próximo.

 

Na homilia deste XXXIV Domingo do Tempo Comum, em que que a Igreja celebra a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o reitor do Santuário de Fátima exortou os peregrinos a assumirem as suas vidas no serviço ao próximo como meio de concretização do reino de Deus no mundo.

O padre Carlos Cabecinhas começou por esclarecer o significado da realeza de Jesus Cristo, a partir da Palavra proclamada, centrando-se na Paixão e morte de Cristo.

"Esta é uma celebração que aponta para a Cruz... Jesus Cristo é Rei e o seu trono é a Cruz, na qual dá a vida por nós. Esta é a grande perplexidade desta celebração", esclareceu o sacerdote.

A partir da declaração da sua realeza, no momento da Paixão, narrada no Evangelho de hoje, e demuma reflexão de Santo Agostinho, o presidente da celebração deteve-se num esclarecimento sobre as palavras de Jesus, quando diz que o seu reino "não é deste mundo".

"Se o Reino de Jesus Cristo não é deste mundo, não significa que não esteja neste mundo. Efectivamente está presente neste mundo, por meio daqueles que foram salvos por Ele e daqueles que deixam que Ele reine nas suas vidas. Jesus Cristo está presente, com a Sua realeza, neste mundo, através da vida de cada um de nós."

O reitor do Santuário apresentou, de seguida, a escuta da Palavra como uma das formas pelas quais Jesus se faz presente neste mundo.

"Isto significa procurarmos viver de acordo com a Sua Palavra, deixando que ela determine as nossas opções, comportamentos e atitudes", esclareceu, ao apresentar a "luta contra o mal, o egoísmo e a indiferença", através do "serviço ao próximo" como outra das formas de tornar presente o reino de Jesus, neste mundo. 

"Acolher Jesus co mo o Rei significa consuma-se numa vida feita entrega a Deus e aos irmãos. (...) Hoje, Jesus reina quando nós imitamos a Sua atitude se entrega a Deus e serviço aos outros", sintetizou. 

A terminar, o sacerdote estabeleceu um paralelo entre caminho que Deus aponta através da mensagem de Fátima e aquele que apontado neste Domingo da solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, sublinhado a oferta da vida a Deus e aos outros que os santos Pastorinhos assumiram nas suas vidas. 

Na conclusão, o reitor do Santuário exortou os peregrinos a aceitarem "seguir o caminho da oferta da vida a Deus e aos irmãos", a exemplo de Jesus, por forma a fazer presente o reino de Deus.

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.