“Servir em Fátima: memórias e testemunhos” é a primeira de seis visitas temáticas à exposição “Servir, a única pregação”
Peregrinos são convidados a aprofundar temas da exposição comemorativa do centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, nas primeiras quartas-feiras até outubro.
Há um espaço aberto ao público no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, onde os peregrinos podem participar, no dia 7 de maio, entre as 21h15 e as 22h30, na primeira de seis visitas temáticas à exposição “Servir, a única pregação”.
Na primeira visita, “Servir em Fátima: memórias e testemunhos” é horizonte de tempo e tema de uma conversa com representantes da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, moderada por Patrícia Duarte, diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário.
“Entre a mesa e o lava-pés: as representações da Última Ceia” é o tema da visita do dia 4 de junho, que será conduzida por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.
No dia 2 de julho, a “Lavanda e gomil para o lava-pés do Santuário de Fátima” serão objeto de análise sob o olhar de Ana Albuquerque, numa conversa entre a artista plástica e Marco Daniel Duarte.
O Ensemble do Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima convidará, no dia 6 de agosto, a escutar “O serviço que o Evangelho canta: contemplação da temática do serviço a partir da tradição musical da Igreja”.
No dia 10 de setembro, com “A boa-nova numa flor, a partir de ‘Anunciação’, de Jorge Barradas”, a historiadora de arte Emília Ferreira desafiará os peregrinos a contemplar, pela arte, o serviço.
“Coração de Jesus: amor humano e divino” é o tema proposto por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, para a última visita temática, no dia 1 de outubro de 2025.
A exposição “servir, a única pregação” contabiliza mais de 55 mil visitantes desde a inauguração, no dia 30 de novembro de 2024.
Além das ocasiões proporcionadas pelas visitas temáticas, a exposição pode ser visitada todos os dias, de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. O agendamento de visitas guiadas requer envio de mensagem para o endereço de email [email protected]
|