10 de julho, 2020

154A7721.jpg

Sexta edição do Curso de Verão do Santuário de Fátima será sobre Santa Jacinta Marto

Marco Daniel Duarte faz balanço “francamente positivo” da 5.ª edição que hoje terminou 

 

A 5.ª edição dos Cursos de Verão, este ano com o tema Fátima e a Arte: o Santuário, a Iconografia, a Cidade e a Museologia, ministrado por Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos e do Museu do Santuário de Fátima terminou com um balanço “francamente positivo” por parte do dinamizador, que este ano juntou a dupla tarefa de organizador e formador.

O curso teve lugar no auditório grande do Centro Pastoral de Paulo VI, para que pudessem ser cumpridas as normas de segurança e distanciamento social e as 12 aulas bem como a visita de estudo foram todas orientadas por Marco Daniel Duarte. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima o formador mostrou-se satisfeito pela “apetência visível sobre este tema”. 

“As inscrições superaram aquilo que estava previsto ainda mais em tempo de pandemia”, explicou destacando a atenção e mobilização do auditório na atenção aos assuntos abordados.

 “Nas diferentes temáticas que o curso aborda, tínhamos noção que ao diferenciar as diversas áreas iriamos captar a atenção de pessoas com interesses muito diversificados e tivemos essa constatação”, referiu sublinhando igualmente a responsabilidade de todos os participantes no respeito pelas regras excecionais de segurança que tiveram de ser cumpridas durante os três dias de formação.

Neste curso de verão, voltaram a estar presentes formandos das mais variadas áreas científicas, alguns com interesses muito centrados na iconografia, arquitetura e museologia, inclusive estrangeiros como é o caso de um museólogo de Espanha. Por isso, à semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores “também este curso irá trazer frutos uma vez que há no auditório especialistas de diferentes áreas e, sobretudo, áreas muito específicas”, como por exemplo é o caso do grupo de guias-intérpretes para quem as questões iconografias e do património são muito importantes. 

 “A partir do que aqui referimos os estudos sobre Fátima ficarão certamente mais valorizados”, concluiu. 

A 6. ª Edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima será sobre Santa Jacinta Marto, disse Marco Daniel Duarte num dos últimos painéis. 

O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima tem levado a cabo o Curso de Verão a pensar nos investigadores que pretendam estudar o fenómeno de Fátima.

“Ao apresentarmos como tema deste curso Fátima e a Arte, rapidamente nos apercebemos que havia um significativo interesse pela temática”, salientou o vice-reitor, o Pe. Vitor Coutinho na sessão de abertura, e na qual assinalou ainda a “procura por este tipo de iniciativas do Santuário de Fátima, porque ao propô-las temos consciência de que estamos, deste modo, também a realizar a missão deste Santuário, na medida em que, através da leitura e da compreensão do património artístico, conhecemos melhor a identidade do lugar que nos acolhe como peregrinos e as mensagens a ele associadas”.

Ao longo de três dias, os formandos foram convidados a refletir sobre a “A arquitetura como arte primeira: da construção à sacralização de uma capela”, “Fátima, lugar de novidade artística”, “A construção artística do Santuário de Fátima”, “Lugares artísticos fora do Santuário de Fátima: conventos, mosteiros e casas religiosas (arte privada, arte pública e urbanismo)”, “Fátima e os objetos religiosos”, e “O Museu do Santuário de Fátima”. 

A dimensão formativa constitui uma das centrais preocupações do Santuário de Fátima, assumindo lugar relevante nas propostas que apresenta aos seus peregrinos.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.