18 de junho, 2019

Silvio18062019.jpg

 

Sílvio Vicente protagoniza recital de órgão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Iniciativa este domingo, pelas 15h30, com entrada livre

 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe este domingo, dia 30 de junho, pelas 15h30, o quarto recital de órgão deste Ano Pastoral.

O organista responsável por este momento musical será Sílvio Vicente.

Sílvio Vicente é licenciado em Música, performance em Órgão, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, sob a orientação de António Mota. Iniciou o seu percurso musical aos 8 anos, sendo admitido, em 2001, na Escola de Música do Santuário de Fátima, na classe de Órgão de Nicolas Roger. No ano de 2010, participou num estágio intensivo sobre técnicas de construção e manutenção de Órgãos, em Barcelona, na oficina Gerhard Grenzing. Tem participado em diversas Master-Classes de aperfeiçoamento orientadas por diversos organistas internacionais, como Montserrat Torrent, Juan de la Rubia, Franz Josef Stoiber e Johann Vexo. É, desde 2009, Organista do Santuário de Fátima.

Paralelamente à sua atividade profissional, é também compositor. Em 2012, criou um ensemble vocal, Auri Voces, formação dedicada à interpretação de música contemporânea (séculos XX e XXI).

O recital tem duração prevista de 30 minutos, e entrada livre.

O primeiro recital aconteceu a 30 de dezembro de 2018, pelas mãos de David Paccetti Correia; o segundo aconteceu a 24 de fevereiro de 2019, com Francisco Gomes; o terceiro pelas mãos de André Pires a 26 de maio. Para este ano estão ainda agendados recitais a 28 de Julho com Liliana Duarte; 25 de Agosto com Bruno Teixeira; 24 de Novembro com Ricardo Toste.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética deste poderoso instrumento de 6500 tubos, com um concerto de Olivier Latry, o organista titular da catedral de Notre-Dame de Paris. Estes momentos musicais tem como objetivo para surpreender o peregrino, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades do grande órgão da Basílica.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.