13 de fevereiro, 2023

microsoftteams-image-1.jpg

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estarão presentes na Peregrinação Internacional Aniversária de maio, em Fátima

Pe. Carlos Cabecinhas deu as boas-vindas aos cerca de 60 guias presentes na 42.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima, a decorrer hoje e amanhã

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, deu as boas-vindas aos cerca de 60 guias presentes na 42.ª edição do Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima.

O Encontro de Guias-intérpretes, que se realiza desde 1981, é uma iniciativa do Departamento de Acolhimento e Pastoral que assume particular relevo na concretização da missão do Santuário de Fátima de acolher peregrinos e de contribuir para a preparação de todos os que prestam serviço aos que visitam este lugar da Cova da Iria.

Segundo o Pe. Carlos Cabecinhas, o ano de 2022 “ficou marcado pelo regresso dos grupos organizados de peregrinos a Fátima”.

O sacerdote lembrou ainda as grandes famílias religiosas e os Movimentos eclesiais, que em 2022 retomaram as suas peregrinações nacionais, mas também as peregrinações das várias dioceses de Portugal, a que acrescem naturalmente os grupos estrangeiros “que com alegria pudemos acolher”.

“Podemos dizer que, no segundo semestre de 2022, a afluência a Fátima regressou ao registo habitual, em termos de afluência de peregrinos, superando mesmo, em alguns momentos, as nossas expectativas”, disse, destacando a recuperação dos retiros de doentes e outras iniciativas dirigidas a doentes e idosos. “Todos sabemos que os doentes tiveram sempre um lugar especialíssimo em Fátima, já desde o tempo das aparições”, e por isso, “foi especialmente penoso termos de cancelar as atividades com doentes e idosos, por causa da situação pandémica”.

No final do ano de 2020, o Santuário de Fátima deu início a um triénio pastoral com o tema “Como Maria, portadores da alegria e do amor”. Este triénio teve, desde o início, como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, em agosto próximo.

Os objetivos globais definidos para este triénio “consubstanciam as grandes linhas orientadoras das opções pastorais do Santuário, e o horizonte comum a estes três anos é, por um lado, a tentativa de discernir os desafios à interpretação e proposta da mensagem de Fátima emergentes da situação cultural e económico-social gerada pela pandemia, e por outro lado, o desejo de sintonizar o Santuário com o processo de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude”.

“Na mensagem de Fátima, aparecem sempre intimamente unidos, pois o coração da Mãe aponta sempre para Jesus e conduz ao seu Coração misericordioso”, e quem, como os Santos Pastorinhos de Fátima, “faz a experiência do amor de Deus, por meio do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, não pode deixar de o anunciar e testemunhar”.

O reitor do Santuário de Fátima anunciou que para a vivência deste ano pastoral, foram preparados alguns elementos de apoio como é o caso do cartaz e outros suportes gráficos que têm por objetivo relembrar, ao longo do ano, o tema que guia a vida do Santuário; vai ser mantida a oferta de um itinerário orante como proposta aos peregrinos, embora esteja a ser preparado um itinerário orante para os jovens que venham a Fátima por ocasião da JMJ 2023; está ainda disponível um “Programa de Atividades”, apenas em formato digital, mas acessível a todos os interessados.

“Ao nível da formação e da reflexão, preparámos um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, um Curso de Verão para investigadores e oferecemos uma série de propostas variadas de formação e vivência espiritual, nomeadamente na Escola do Santuário”, acrescentou o reitor. A nível cultural, está previsto um programa musical ao longo do ano.

No entanto, será a Jornada Mundial da Juventude que “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima”.

O Santuário está a preparar-se para “acolher os muitíssimos jovens que, assim acreditamos, nos visitarão por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, não só nos quinze dias que antecedem o evento, mas também nos dez dias posteriores à JMJ. Assim, integrado na dinâmica da Jornada Mundial da Juventude, “tem para oferecer, sobretudo no período que precede e no período que se segue à JMJ, um programa dirigido sobretudo aos jovens”.

“Queremos sublinhar o sentido da peregrinação e por isso criámos seis caminhos para chegar a Fátima a Pé, para os jovens que queiram fazer uma peregrinação a pé a Fátima, com distâncias que variam entre um máximo de 15 Km e um mínimo de 5 km”, explicou o Pe. Carlos Cabecinhas, acrescentando ainda que estão a ser preparado workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima, que se destinarão a todos os jovens que pretendem visitar Fátima durante o período que precede e que se seguirá à JMJ em Lisboa.

Em Lisboa, no centro da Cidade, no contexto do Festival Jovem, a organização da JMJ solicitou ao Santuário de Fátima uma exposição para os jovens, em Lisboa, no contexto do Festival Jovem. “O objetivo é o de dar a conhecer Fátima e proporcionar, de algum modo, a experiência do Santuário. Respondendo a essa solicitação, estamos a preparar uma exposição interativa, que poderá ser visitada nos dias da Jornada, no centro da cidade de Lisboa”, acrescentou o reitor, lembrando que na próxima peregrinação de 12 e 13 de maio de 2023, “contaremos com a presença dos símbolos da JMJ que, estando na diocese de Leiria-Fátima, serão integrados nas celebrações da Cova da Iria”.

O primeiro dia decorreu em Fátima e incluiu visitas guiadas à exposição permanente do Museu do Santuário de Fátima, no final da manhã, e à exposição temporária do Santuário “Rosarium: Alegria e Luz, Dor e Glória”, ao fim da tarde, esta último seguida de Missa, na Basílica da Santíssima Trindade. No segundo dia, os participantes viajam até Coimbra, onde, de manhã, visitarão o Carmelo de Santa Teresa e Memorial da Irmã Lúcia e, de tarde, o Mosteiro de Santa Cruz.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.