20 de abril, 2021

Unknown (1).jpeg

Simpósio Teológico-Pastoral desafia a perspetivar a Santidade a partir do momento que o mundo atravessa

“Fátima, hoje: pensar a Santidade” é o tema do Simpósio Teológico-Pastoral, que decorrerá entre 18 e 20 de junho, na Cova da Iria.

 

“Fátima, hoje: pensar a Santidade” é o desafio que o Simpósio Teológico-Pastoral, organizado anualmente pelo Santuário, pretende lançar entre 18 e 20 de junho, depois de no ano passado, em virtude da pandemia, a iniciativa ter sido adiada.

A partir do exemplo dos primeiros dois santos de Fátima, em particular de Jacinta Marto, o Santuário pretende levar por diante três dias de reflexão sobre aquela que é a identidade e o desejo de uma comunidade cristã – a santidade –, e que constitui a sua principal marca ao longo de mais de dois mil anos. O contexto de pandemia que o país e o mundo atravessam dita um “hoje”– tempo favorável no léxico cristão – que é uma oportunidade para refletir sobre as circunstâncias da própria humanidade.

“Em Fátima faz sentido, hoje, pensar a santidade: pela experiência que o acontecimento e a história da Cova da Iria propõem à humanidade que, século XX fora, olha para si própria na complexa teia do que é ser humanidade. Também Fátima ajudou e continua a ajudar a ler e a viver a santidade que já não é consagrada a uma ‘beata stirps’, mas nessa estirpe inclui ‘os santos de ao pé da porta’”, refere o presidente da Comissão Científica e Organizadora do Simpósio, Marco Daniel Duarte.

Nomes como o Cardeal Luis Tagle; Crispino Valenziano, do Pontificio Colégio de Santo Anselmo; Jerónimo Trigo, teólogo moralista da Universidade Católica;  Teresa Messias, da mesma Universidade; D. José Ornelas Carvalho, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa ou Fabien Revol, da Universidade Católica de Lyon são alguns dos nomes convidados para este simpósio que terá ainda um momento cultural, “Da música Mariana nas Raízes Lusófonas. Recriações etnomusicológicas “por B’rbicacho, que decorrerá no Foyer do Centro Pastoral de Paulo VI, na primeira noite do simpósio..

“Os simpósios, mais que lugares de formação, são lugares de reflexão que procuram abrir horizontes ao nível do pensamento sobre diferentes aspetos que interessam à Igreja do nosso tempo”, reconhece o responsável pela organização do Simpósio.

“Uma das grandes preocupações do Santuário de Fátima tem sido levar teólogos e outros investigadores a olharem para Fátima, a partir das fontes primevas respeitantes a este lugar, mas também a partir da sua história centenária, das práticas rituais e espirituais que este lugar inspira. Aquilo que vivem e sentem os milhares de peregrinos de Fátima interessa aos estudiosos e o que os estudiosos refletem interessa aos peregrinos. Esta dialética, mesmo que à primeira vista pareça não ser evidente, tem sido muito desenvolvida por estes simpósios, cuja reflexão se alimenta da práxis dos peregrinos e, ao mesmo tempo, alimenta essa mesma práxis”, esclarece ainda.

A temática deste simpósio foi perspetivada a partir do Centenário da morte de Santa Jacinta Marto, que se assinalou no ano passado. Não tendo havido condições para levar a cabo o simpósio no ano de 2020, o programa, que já olhava para o tempo pandémico, manteve a sua estruturação.

“As alterações que o mundo conheceu levarão os oradores a falarem da Santidade – tema geral do simpósio – no específico contexto em que ela se propõe e vive, no “hoje” – palavra que faz parte do título do Simpósio – que estamos a viver”, justifica Marco Daniel Duarte que sublinha, ainda, o papel mais lato do Santuário no debate e na reflexão teológica dos nossos dias.

“Fátima tem marcado a reflexão teológica internacional, talvez mais do que, ‘a priori’, se possa pensar. Fá-lo através dos grandes desafios que se relacionam com o próprio fenómeno da mariofania e que levou a Igreja a refletir sobre muitos aspetos ao ponto de levar o mais alto magistério a pronunciar-se sobre o acontecimento fundante de Fátima”, clarifica. 

“Fá-lo também através destes simpósios, inscrevendo a temática que é específica ao Santuário de Fátima nas agendas de investigação de grandes teólogos de diferentes academias mundiais (importantes lugares de pensamento e de decisão) e de figuras de particular importância na esfera política eclesial (também importantes lugares de pensamento e de decisão)”, esclarece ainda.

Através destes fóruns, e nomeadamente através do seu Departamento de Estudos, o Santuário de Fátima “aproxima-se de muitas academias”, não apenas do ensino da Teologia, mas também de outras áreas, pois “só uma competente interdisciplinaridade poderá concorrer para esse desejável observatório sobre Fátima que beneficiará o pensamento atual”. 

“Este é um trabalho sempre a aprofundar. Deu os seus primeiros passados nos anos 40, 50 e 60 do século passado e teve um desenvolvimento muito grande nas décadas seguintes. Os anos 80 trouxeram grandes contributos para a fixação destas temáticas como preocupações permanentes, com congressos importantíssimos sobre os conteúdos de Fátima. O novo milénio, particularmente a dinâmica em torno do centenário das aparições, trouxe uma periodicidade notável a este tipo de fórum”, acrescenta Marco Daniel Duarte.

Os últimos dois simpósios, e agora este que terá lugar em 2021, olharam especificamente para Fátima, a fim de se operarem balanços e descobertas relativas a cem anos de história. 

“Se o Santuário de Fátima não continuar a aprofundar estes eixos de reflexão trairá a sua missão, inscrita no mandato que Lúcia testemunha ter recebido da Virgem Maria: aprendam a ler”, refere o também Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima.

Por outro lado, estes fóruns de reflexão permitem a internacionalização do Santuário, não pela participação de especialistas internacionais, mas também pela sua própria difusão.

“Esta internacionalização, que se encontra já em determinadas esferas do pensamento, terá agora de se disseminar e de formar pensamento sobre Fátima nos diferentes níveis da sua vivência. A continuidade da aposta na investigação é a estratégia certa para o conseguir” perspetiva Marco Daniel Duarte.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas on line em www.fatima.pt 

 

PROGRAMA

Simpósio Teológico-Pastoral de 2021

FÁTIMA, HOJE: PENSAR A SANTIDADE

de 18 a 20 de junho de 2021

Salão do Bom Pastor – Centro Pastoral de Paulo VI

 

Sexta-feira, 18 junho

“SEDE SANTOS, PORQUE EU, IAHWEH, VOSSO DEUS, SOU SANTO” LEV 19,2

08h30 – Abertura do Secretariado

10h00 – Sessão de Abertura

               Card. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima 

               P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima  

               Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima  

10h30 – Conferência I: Do sagrado ao santo (antropologia da criação)

               Crispino Valenziano, Pontifício Instituto Santo Anselmo, Roma 

11h20 – Diálogo

11h30 – Intervalo

12h00 – Conferência II: A santidade cristã

               Jerónimo Trigo, Universidade Católica Portuguesa

12h50 – Diálogo

13h00 – Almoço

15h00 – Conferência III: As sementes do Verbo e a busca secular de Deus

               Teresa Messias, Universidade Católica Portuguesa

15h50 – Diálogo

16h00 – Intervalo

16h20 – Painel I: Expressões da Santidade em Fátima

               • Adoração

                Amália Saraiva, Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima 

              • Compaixão

               Marta Brites, Investigadora 

17h30 – Diálogo

18h30 – Missa, Basílica da Santíssima Trindade

21h30 – Serão Cultural: Da música Mariana nas Raízes Lusófonas. Recriações etnomusicológicas por B’rbicacho, foyer do Centro Pastoral de Paulo VI

 

Sábado, 19 de junho

“NÃO SABEIS VÓS QUE SOIS O TEMPLO DE DEUS E QUE O ESPÍRITO DE DEUS HABITA EM VÓS?” 1COR 3,16

09h00 – Oração 

09h30 – Conferência IV: Crise de Santidade: o drama do pecado em Igreja

               Card. Luis Antonio Tagle*, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos 

10h20 – Diálogo

10h30 – Intervalo 

11h40 – Conferência V: A Santidade como reconciliação: recriar o mundo ferido

                D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Setúbal 

12h30 – Diálogo

13h00 – Almoço

15h00 – Conferência VI: Santidade e ecologia integral

               Fabien Revol, Universidade Católica de Lyon 

15h50 – Diálogo

16h00 – Intervalo

16h20 – Painel II: Imagens da Santidade em Fátima

              • A multidão: imagem de um povo santo 

              João José Marques Eleutério, Universidade Católica Portuguesa 

              • A luz: imagem da noite santa (a liturgia batismal de cada noite) 

              Joaquim Ganhão, Santuário de Fátima 

17h30 – Diálogo

18h30 – Missa, Basílica da Santíssima Trindade

21h30 – Rosário e Procissão das Velas, Capelinha das Aparições

 

Domingo, 20 de junho

“EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA…” JO 14,6

09h00 – Missa, Basílica da Santíssima Trindade

10h30 – Conferência VII: Jacinta Marto: viver em Deus. A santidade de uma criança no centenário da sua morte

               Carmelo Pellegrino, Congregação para as Causas dos Santos 

11h20 – Intervalo 

11h40 – Conferência VIII: Imaculado Coração de Maria: ícone de Santidade – 

               Gonzalo Fernández Sanz, Congregação dos Missionários do Coração de Maria 

12h30 – Sessão de encerramento

               Card. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

               P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima  

Marco Daniel Duarte, Diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima  

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.