28 de maio, 2022

3j3a4343.jpeg

“Sois o rosto do Santuário em todo o serviço que prestais” afirma o reitor aos voluntários

Mais de meia centena de voluntários do Santuário de Fátima participou esta tarde no encontro da Visitação, um momento formativo e de partilha de testemunhos de vários voluntários, que decorreu no Centro Pastoral de Paulo VI

 

O reitor do Santuário de Fátima afirmou esta tarde que os voluntários “são o rosto do Santuário” pelo serviço que prestam em cada uma das áreas a onde são chamados. No momento formativo e de partilha que reuniu esta tarde mais de meia centena de voluntários da instituição,  denominado Encontro da Visitação, devido à proximidade da Festa da Visitação de Maria a sua prima Isabel, que se celebra na próxima terça-feira, dia 31 de maio, o padre Carlos Cabecinhas sublinhou a responsabilidade da missão.

“Para muitas pessoas que se ligam ao Santuário, de múltiplas formas, da Liturgia ao Museu passando pelo acolhimento, muitos de vós sois o rosto que liga os peregrinos ao Santuário” afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

img7180.jpg

“Quando se pensa no Santuário pensa-se no vosso rosto, no vosso serviço e no vosso contributo e isto é algo de enorme responsabilidade: no que fazemos cada um de nós, no seu serviço, é o rosto do Santuário e o rosto através do qual os peregrinos entram em contato com a instituição” referiu o responsável sublinhando que há mesmo muitos serviços “que não poderiam ser prestados sem os voluntários”.

“Muitas das ações que o Santuário desenvolve só o faz devido ao vosso imprescindível contributo; há muitas missões a que nós não conseguiríamos dar resposta se não fosse a vossa disponibilidade e o vosso serviço” afirmou o responsável deixando a expressão da sua gratidão.

“A minha palavra de agradecimento dirige-se sobretudo ao serviço prestado,  pela vossa generosidade e disponibilidade. O  trabalho que fazem fazem-no com gosto, mas também o fazem com esforço” referiu o reitor.

“Por vezes é preciso reorganizarmos  a nossa vida pessoal para podermos estar ao serviço como nos comprometemos e, por isso, não posso deixar de sublinhar esta profunda gratidão”.

A partir do simbolismo da data, o padre Carlos Cabecinhas fez questão de frisar que a matriz do episódio bíblico da visitação aponta para o essencial da missão do voluntário do Santuário de Fátima

“Aquilo que move Nossa Senhora é corresponder ao anuncio do Anjo e ajudar a prima Isabel. Maria sente necessidade de a ir ajudar e ao partir leva consigo Jesus no ventre” recordou o sacerdote enfatizando que “ela é a portadora de Jesus e estas são duas dimensões que têm sempre de caracterizar o voluntariado pois o voluntário do Santuário de Fátima é aquele que se dispõe a ajudar como Maria, que se dispõe ao serviço como Maria, mas que é também portador de Jesus Cristo, procurando levar a presença de Jesus ao outro”

“Este encontro entre Maria e Isabel coloca diante de nós o que está no cerne do voluntariado” concluiu.

3j3a4344.jpeg

Durante a tarde houve uma partilha de testemunhos a partir de experiências de voluntariado. Dos escuteiros ao coro, passando pelo serviço à palavra e ao altar, ao acolhimento nas celebrações, foram seis voluntários os que usaram da palavra para contar um pouco da sua história no Santuário, muitos há mais de 25 anos.

A ideia do serviço a Nossa Senhora, à Igreja e ao próximo foi transversal em todos os testemunhos.

“O Santuário de Fátima é um grande campo escutista de fé dadas aas inúmeras experiências de fé que coloca em evidência seja através do contacto com os peregrinos seja na própria descoberta dos escuteiros” referiu, ainda Paulo Moreira, um dos oradores que já leva 25 anos de serviço no Santuário a que se somam mais quase duas décadas ao serviço do escutismo em Portugal.

 

 

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.