04 de outubro, 2022

2022-10-04foto3.jpg

“Sou voluntário no Museu do Santuário de Fátima” desafia jovens a um voluntariado mais completo e abrangente

Atividade surge integrada na parceria que o Santuário de Fátima tem vindo a estabelecer com os colégios da região

 

A exposição temporária “Os rostos de Fátima – Fisionomias de uma paisagem espiritual” acolheu uma atividade de voluntariado integrada na parceria que o Santuário tem vindo a estabelecer com os colégios de Fátima.

A atividade agora levada a cabo, “Sou voluntário no Museu do Santuário de Fátima”, consistiu num desafio em parceria com o Museu do Santuário de Fátima, e que teve como propósito preparar uma oferta de voluntariado que pudesse ser mais completa e abrangente.

“Surgiu uma proposta que iniciou com a participação dos jovens num ateliê de introdução a práticas museológicas, como forma de os preparar e sensibilizar para o voluntariado a realizar nos diversos espaços museológicos”, explicou Cláudia Camelo, da Comissão para o Voluntariado do Santuário de Fátima.

Após a participação no ateliê, cada participante fez 8 horas de voluntariado ao longo do ano letivo e, no final do percurso, foi dada a possibilidade de serem os jovens os protagonistas de uma visita guiada à Exposição Temporária do Museu do SF.  O repto foi lançado ao Colégio de S. Miguel que, rapidamente, preencheu o total das 30 vagas disponibilizadas para a atividade.

2022-10-04foto1.jpg

Beatriz Monteiro, do curso de Design, Cerâmica e Escultura do Colégio de S. Miguel, está no 12.º ano, e foi uma das participantes.

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, explicou que sempre gostou de

Museus, pois “acho as pinturas incríveis”.

“Espero levar conhecimento e experiência no que toca à interação com público, porque sou bastante tímida e ajudou-me nesse sentido”, acrescenta ainda.

Outra das participantes foi Margarida Leitão, a frequentar o mesmo curso, conta que a curiosidade em descobrir o ambiente vivido num museu foi uma das motivações a participar nesta atividade.

“Achei muito interessante no geral, pois consegui descobrir a parte da arte, dos materiais, a logística, o que para mim foi muito importante, mesmo para as minhas perspetivas futuras”, disse ainda.

Para estas duas jovens “o balanço é muito positivo, porque nunca pensamos que os colegas tivessem tanto interesse quanto aquele que demonstraram”.

“Os colegas viram cada pormenor, ouviram a nossa explicação, e é importante, porque no fundo estamos a fazer parte da história do Santuário”, disseram ainda estas estudantes de arte.

Estas parcerias, tiveram início 2019, no entanto pela situação pandémica foram interrompidas, “mas retomámo-las no ano letivo 2021/22, tanto com o Colégio de S. Miguel como com o Centro de Estudos de Fátima”, acrescenta Cláudia Camelo.

“Estas parcerias têm resultado muito bem e têm trazido novos voluntários ao Santuário: alunos que fazem uma experiência de voluntariado e que acabam por se disponibilizar para integrar o grupo de voluntários”, disse, explicando ainda a “consciência da limitação destas ações, pelo facto de se dirigirem a alunos do ensino secundário, cuja maioria acaba por sair de Fátima, para estudar na universidade, sendo mais difícil dar continuidade a um contacto permanente”. Porém, “cremos que a semente lançada à terra dará muito fruto e é essa, também, a missão do Santuário de Fátima: abrir portas a um primeiro contacto com o voluntariado, que este seja memória de uma boa experiência e que incentive à continuidade deste trabalho de dádiva ao outro e de contribuição para o bem comum”.

2022-10-04foto2.jpg

Já em março deste ano, 13 alunas do Colégio de São Miguel, de Fátima, vieram à Cova da Iria participar numa atividade formativa no âmbito do voluntariado no Santuário. Depois de uma visita guiada pela exposição temporária “Rostos de Fátima”, as alunas participaram num ateliê de introdução a práticas museológicas, onde puderam experimentar algumas técnicas de conservação e restauro.

Na concretização da sua missão de acolher os peregrinos e de difundir a mensagem de Fátima, o Santuário conta com a colaboração essencial de quase três centenas de voluntários, que, além do acolhimento no Museu do Santuário de Fátima, colaboram em diversas dinâmicas: acolhimento e apoio de peregrinos, apoio nas celebrações (acólitos, leitores, ministros), apoio à ornamentação dos espaços, Coro do Santuário de Fátima, leitores, Schola Cantorum Pastorinhos de Fátima, apoio à expedição das publicações e apoio nos retiros de doentes.

PDF

HORÁRIOS

07 dez 2022

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.