06 de abril, 2023

2023-04-06ciriopascal2.jpg

Tema da Jornada Mundial da Juventude 2023 inspira imagem do Círio Pascal do Santuário de Fátima

Peça é da autoria de Sílvia Patrício, com um programa iconográfico de Marco Daniel Duarte.

 

O Círio Pascal que vai ser aceso na Vigília Pascal deste sábado, às 22h00, na Basílica da Santíssima Trindade, evoca o tema que o Santuário de Fátima assumiu para 2022/23: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39), o mesmo já definido para a Jornada Mundial da Juventude, que este ano se realiza em Lisboa, na primeira semana de agosto.

“Além dos símbolos específicos ligados à ritualidade da preparação do círio — cruz, alfa e ómega, ano – [a peça] mostra a cena de Maria grávida junto de Isabel, fazendo-se, assim, em atitude claramente pascal, portadora de Cristo, a luz do mundo que o círio da Páscoa anuncia”, lê-se na nota do Museu do Santuário de Fátima.

“Da autoria de Sílvia Patrício, (…) representa o passo da Visitação envolto numa leitura teologicamente feita à luz da Páscoa, mostrando o encontro de Maria (que tudo guarda no seu coração) e com Isabel e, simultaneamente, o encontro dos meninos nos ventres maternos. João, que exulta (dança) no seio de sua mãe, é tratado com a iconografia típica do Batista (vestido com pele de camelo) e o líquido amniótico que o envolve é retratado como as águas do Jordão. O Deus Menino aparece envolto em cores quentes, porque Ele vem batizar no Espírito. A Sua mão rasga o horizonte temporal da cena e, com a marca da Paixão (cravo), segura já a bandeira do triunfo da Páscoa que se ergue até à parte superior do círio”, explica a memória descritiva do círio, que faz uso da mesma gama cromática da imagem gráfica da Jornada (verde, vermelho e amarelo) a partir de técnica mista sobre cera.

A peça, que tem 90 centímetros de altura por 10 centímetros de diâmetro, apresenta um programa iconográfico definido por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.

O círio será aceso no início da Vigília Pascal deste sábado, às 22h00, na Basílica da Santíssima Trindade, numa celebração que será presidida pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, e que poderá ser seguida em direto nos canais digitais do Santuário.

 

 

PDF

HORÁRIOS

29 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.