21 de março, 2023

d0041771.jpg

Tríduo Pascal no Santuário reforçado por meditações centradas na mensagem de Fátima

Fátima na Luz da Páscoa: itinerário aprofunda vivência deste tempo pascal

 

As meditações “Fátima na Luz da Páscoa” regressam na Semana Santa, durante o Tríduo Pascal, e decorrerão na Capela da Ressurreição (piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade) na Quinta e na Sexta feiras santas e no Sábado, com uma duração aproximada de 30 minutos. Na Quinta-feira Santa a meditação é às 16h45; na Sexta-feira santa às 11h00 e no Sábado santo às 16h30.

Enquadrados na Escola do Santuário, mas de acesso generalizado por parte dos peregrinos, com entrada livre, estes momentos permitirão que cada peregrino, pela mão de Jacinta, Francisco e Lúcia, possa melhor contemplar e viver o mistério pascal que se celebra, de forma particular neste tempo litúrgico.

A primeira meditação refletirá sobre a oferta da vida por Amor; o segundo momento meditativo intitula-se Unir-se à redenção e o terceiro e último, Entrever o dia novo.

Estas meditações começam sempre com um pórtico de enquadramento; prosseguem com uma leitura; segue-se a meditação e uma oração, por fim, deixando-se tempo para o silêncio individual.

Estas meditações, que será desenvolvidas pelo segundo ano consecutivo, integram um programa já tradicional na Cova da Iria, que nos conduz até à Pascoa do Senhor, uma mensagem muito presente neste Santuário. As celebrações principais da Semana Santa serão transmitidas ‘online’, a partir dos vários espaços, nomeadamente a missa das 11:00 de Domingo de Ramos (Recinto de Oração), a missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa às 18:00 (Basílica da Santíssima Trindade); a Paixão, na Sexta-feira Santa, às 15:00 (Basílica da Santíssima Trindade);  a Vigília Pascal, no Sábado Santo, às 22:00 (Basílica da Santíssima Trindade), e a missa de Páscoa, no domingo às 11:00 (Basílica da Santíssima Trindade). Serão, ainda, transmitidas as orações de Laudes e Vésperas(Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima) tal como a da Agonia do Senhor, na quinta-feira à noite (Capela da Morte de Jesus).

As celebrações do Tríduo Pascal- Missa da Ceia do Senhor, Paixão  e Vigília- terão interpretação em Língua Gestual Portuguesa quer na transmissão`online´quer na própria celebração.

 

PROGRAMA

Fátima na luz da Páscoa

Quinta-feira Santa

16h45. Meditação: Oferecer a vida por amor

18h00. Missa vespertina da Ceia do Senhor

23h00. Oração da Agonia de Jesus

 

Sexta-feira Santa

00h00-03h00. Via-sacra no Caminho dos Pastorinhos

09h30. Laudes

11h00. Meditação: Unir-se à redenção

15h00. Celebração da Paixão do Senhor

21h00. Via-sacra

 

Sábado Santo

09h30. Laudes

12h00. Rosário

15h00. Oração a Nossa Senhora da Soledade

16h30. Meditação: Entrever o dia novo

17h30. Vésperas

22h00. Vigília Pascal, na Basílica da Santíssima Trindade

 

Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

10h00. Rosário

11h00. Missa do Domingo de Páscoa da Ressurreição do Senhor

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.