19 de maio, 2020

Banner_5.jpg

Vem para o Meio: Férias para Pais de Pessoas Portadoras de Deficiência em Fátima cancelado

O Santuário de Fátima e a Congregação dos Silenciosos Operários da Cruz decidiram cancelar esta atividade de verão devido ao risco de contágio pela Covid-19, num grupo especialmente vulnerável.

 

A iniciativa Vem para o Meio: Férias para Pais de Pessoas Portadoras de Deficiência bem como a proposta de voluntariado a ela associada agendada para os meses de julho e agosto, em Fátima, não se realizará este ano.

Os riscos reais de contágio da Covid-19 pelo contacto físico entre pessoas com uma saúde muito vulnerável levou o Santuário de Fátima, em articulação com os Silenciosos Operários da Cruz, a comunidade religiosa que operacionaliza no terreno este projecto com o apoio do Movimento da Mensagem de Fátima, a concluir que não haveria condições para garantir a segurança de todos os envolvidos.

O perfil dos beneficiários desta iniciativa, muitos deles com múltiplas patologias graves associadas à sua deficiência e com pouca autonomia, torna-os num grupo de risco sério que não pode ser ignorado.

Além do acolhimento e da animação sócio-cultural-espiritual as atividades previstas requerem, por outro lado, um contacto físico permanente seja na prestação de cuidados básicos seja no desenrolar das várias atividades previstas.

Acresce que este é um projecto de afectos, que implica uma constante atenção e proximidade entre todos os envolvidos, factos que não são compatíveis com as medidas de distanciamento físico e social que a atual situação exige e as autoridades de saúde recomendam.

A semana de férias decorreria no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Em cada um dos turnos estariam incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

Nesta proposta, as crianças e jovens portadores de deficiência ficam, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores. A iniciativa que prevê, no entanto, a possibilidade dos pais optarem por acompanhar os filhos, mobiliza habitualmente mais de 200 pessoas entre famílias e voluntários.

Esta iniciativa, prevista para o período entre 21 de julho e 31 de agosto, realizar-se-ia pelo 14º ano consecutivo e é uma das ações mais sólidas da pastoral da fragilidade e do cuidado.

 

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.