31 de março, 2019

3J3A8264.jpg

 

Vice-reitor do Santuário desafia peregrinos a olhar o próximo como Jesus olha para cada um de nós “sem etiquetas e como pessoas amadas”

O Pe. Vítor Coutinho presidiu à Missa Internacional deste domingo da alegria, na Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima

 

O Vice-reitor do Santuário de Fátima desafiou este domingo os milhares de peregrinos que participaram na Eucaristia dominical, na Basílica da Santíssima Trindade, a olhar o próximo com os mesmos olhos de Jesus, que transportam misericórdia e ternura em vez de julgamento.

“Jesus nunca vê mais nada além de pessoas, pessoas amadas. Jesus não vê etiquetas, mas pessoas amadas por Deus e este olhar dá a cada pessoa a oportunidade de dar passos na vida; este olhar dá a cada um a possibilidade de não ficar fechado na imagem que tem de si mesmo ou na que os outros fazem dele”, referiu o Pe. Vítor Coutinho.

A partir do Evangelho do dia- a parábola do filho pródigo- onde se releva sobretudo o amor paciente e sempre acolhedor do Pai, independentemente do itinerário de vida de cada um, o sacerdote convidou os peregrinos a fazerem uma verdadeira comunhão com Deus.

“O olhar do pai da parábola do filho pródigo é o olhar de Jesus que não tem paralelo no mundo de hoje” afirmou o responsável do Santuário destacando que, tal como o pai da parábola acolhe o filho faminto e pecador, logo que ele manifestou vontade de regressar a casa, também “Jesus acolhe todos os que dele se aproximam e querem com ele fazer comunhão”.

“Da história do filho pródigo sabemos que o que nos salva é o olhar comovido de Deus, que não fica indiferente; a sua compaixão porque Deus não olha de cima nem de longe mas de perto, deixando-nos sempre um olhar de perdão que nos renova”, afirmou.

É este olhar “de ternura” que deve inspirar os cristãos para “podermos participar no espírito de festa a que somos convidados hoje. Saboreemos a bondade daquEle que nos olha”, precisou diante dos peregrinos que participavam na missa dominical, com particular destaque para o grupo mobilizado pela Peregrinação Nacional dos Amigos do Verbo Divino, que se fizeram anunciar em Fátima neste domingo, chamado "Domingo Laetare", ou "Domingo da Alegria", cuja denominação está ligada à Antífona de Entrada da Eucaristia, "Laetare, Ierusalem” (Alegra-te, Jerusalém).

Ao longo de toda a liturgia da palavra ecoou um convite a fazer festa, isto é, um convite a que cada um tenha a capacidade de, em cada momento da vida, “viver na plenitude do sentido que só Deus permite”, disse ainda o Pe. Vitor Coutinho.

Esta tarde, além do exercício piedoso da Via-sacra no Recinto de Oração a partir das 14h00, o Santuário de Fátima acolherá o segundo momento do Ciclo do Órgão na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Destaque, ainda, esta semana para as celebrações que evocarão o centenário da morte de São Francisco Marto e que começam no dia 3 de abril prolongando-se até dia 7.

 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.