14 de fevereiro, 2023

afbannerconcerto-pastorinhos-viii23.jpg

VIII Concerto Evocativo aos Pastorinhos, pelo Ensemble São Tomás de Aquino, assinala a memória litúrgica dos Santos Pastorinhos de Fátima

Momento musical está agendado para dia 19 de fevereiro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

 

O VIII Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, está agendado para dia 19 de fevereiro, pelas 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Este momento musical intitulado O Sopro e a Palavra, pelo Ensemble São Tomás de Aquino, desenhado pela maestrina Maria de Fátima Nunes e Alfredo Teixeira, é um dos momentos altos de um vasto programa que começou no passado sábado, 11 de fevereiro, com a Novena dos Pastorinhos.

O Ensemble São Tomás de Aquino pretende proporcionar um contexto de vivência espiritual da música, entre o «sopro» e a «palavra». A partir de uma composição literária de excertos de Fernando Pessoa e seus heterónimos, Rui Paulo Teixeira oferece, em Mensagens, um mosaico de espiritualidade, para além das fronteiras do sagrado e do profano. Alfredo Teixeira, dando continuidade à sua série «Lectiones», propõe a escuta de uma ode de Pedro Braga Falcão: Pai, a morte vem.

Este "itinerário literário" inclui a poesia litúrgica. João Fonseca e Costa visita um hino latino cujo lirismo não parou de suscitar novas musicais, desde a Idade Média: o Ave Maris Stella.

Tendo em conta o lugar de memória deste concerto, o Ensemble São Tomás de Aquino traz, de novo, a obra que Arvo Pärt dedicou aos Três Pastorinhos de Fátima - Drei Hirtenkinder aus Fátima. O programa não esqueceu o grande órgão da Basília de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Residente na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa, o Ensemble São Tomás de Aquino constitui-se como um grupo de composição variável formado por jovens músicos profissionais. Criado em julho de 2015, tem apresentado – em concerto e no âmbito litúrgico – repertório verdadeiramente exigente e diferenciado.

Alfredo Teixeira é Doutor em Antropologia Política (ISCTE-IUL) e Mestre em Teologia Sistemática (FT-UCP). Desenvolve a sua atividade de docência e investigação na Universidade Católica Portuguesa, enquanto Professor Associado da Faculdade de Teologia, nos seguintes domínios: instituições e identidades religiosas em Portugal, performatividade e estéticas do religioso, novas teorias da religião. Para além da sua atividade académica, desenvolve uma regular atividade musical.

Nascido na Estónia, Arvo Pärt é um dos compositores vivos mais interpretados e ouvidos em todo o mundo. Em rutura com o “aparelho soviético”, em 1980, aproveitou um plano de mobilidade de judeus para migrar, com a sua família, para a Europa ocidental (sua esposa, em segundas núpcias, é judia). Viveu na Alemanha e na Áustria, onde se naturalizou. Agraciado com múltiplos prémios e condecorações, em dezembro de 2011, foi nomeado membro do Pontifício Conselho para a Cultura, pelo Papa Bento XVI. No contexto do Centenário de Fátima, compôs “Drei Hirtenkinder aus Fátima” (“Os Três Pastorinhos de Fátima”), com estreia nacional em 2015. Foi um dos distinguidos na 7ª edição do “Prémio Ratzinger” (2017), por muitos considerado o Nobel da Teologia.

A maestrina Maria de Fátima Nunes, natural de Lisboa, realizou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa, é licenciada em Fisiologia Clínica (Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa) e mestre em Direcção Coral – ensino e performance, sob orientação de Paulo Lourenço (Escola Superior de Música de Lisboa). Trabalha regularmente como maestrina e mezzo-soprano nalguns projetos nacionais e internacionais e ainda como professora de coro na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo e Instituto Gregoriano de Lisboa. Faz parte do Ensemble São Tomás de Aquino como membro e maestrina assistente. Como cantora de ensemble, trabalha regularmente com o Choeur du Chambre de Namur (BE), Officium Ensemble e Coro Gulbenkian (PT), neste último é também assistente da direção artística.

A entrada é livre.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.