22 de dezembro, 2021

3J3A2918.JPG

Virgem Peregrina perpetua mensagem de Fátima nas cerca de 14 viagens previstas para o ano de 2022

Estão agendadas visitas a Portugal, Estados Unidos da América, França, Nicarágua, Argentina, Itália, Chile, Países do Cáucaso, Espanha e Colômbia

 

 

Após vários adiamentos e cancelamentos por causa da pandemia por Covid-19, estão previstas cerca de 14 viagens da Imagem da Virgem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, Estados Unidos da América, França, Nicarágua, Argentina, Itália, Chile, Países do Cáucaso, Espanha e Colômbia.

A Imagem n.º 1, entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, só sai em ocasiões muito especiais. Para 2022 não está prevista nenhuma visita com esta imagem.

Por seu turno, a Imagem da Virgem Peregrina n.º 2 estará de 16 a 23 de maio no Colégio Conciliar de Maria Imaculada, de Leiria. Esta visita acontece no âmbito desta instituição celebrar 80 anos de existência no ano de 2022. Em outubro, esta Imagem estará na Paróquia de Santo António do Monte, Arciprestado de Estarreja-Murtosa, Diocese de Aveiro, no âmbito das celebrações do 90.º aniversário da sua criação. No mês de novembro tem visita marcada na Paróquia do Santíssimo Salvador e de Nossa Senhora do Castelo, Aljustrel, diocese de Beja, no 75º aniversário da visita da Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 3 de 30 de setembro a 5 de novembro, marcará presença num congresso a decorrer em Miami, nos EUA, organizado pelas Servas dos Corações Trespassados de Jesus e Maria. Esta visita esteve agendada para 2020, mas, devido à pandemia, foi sendo adiada, primeiro para 2021 e depois para 2022. O tema do congresso, que alude diretamente à mensagem de Fátima, é a afirmação de Nossa Senhora na aparição de junho: “Não tenhas medo, o meu Imaculado Coração será o teu refúgio”. Segundo D. Thomas Wenski, Arcebispo de Miami, é ainda intenção levar a Imagem Peregrina a várias paróquias da diocese.

A diocese de Nanterre, França, irá acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º5, de 1 de outubro de 2022 a 31 de agosto de 2023, numa caminhada preparatória para a Jornada Mundial da Juventude 2023, em Portugal.

A Imagem da Virgem Peregrina n. º6, encontra-se na Nicarágua desde 22 de janeiro de 2020. O regresso ao Santuário de Fátima estava inicialmente previsto para agosto de 2021, mas, devido a várias interrupções da visita por motivo da pandemia, o termo da peregrinação foi sendo adiado, estando agora previsto para agosto de 2022.

Também a Imagem da Virgem Peregrina n. º7 está desde o dia 1 de abril de 2019, numa peregrinação com na Argentina, por todas as dioceses do país. A visita começou com a Imagem n.º 10, mas, surgindo a necessidade de proceder a uma reparação de restauro, foi substituída pela n.º 7, a 9 de fevereiro de 2020. Devido à pandemia, sucederam-se vários pedidos de prolongamento da visita, estando agora previsto que a devolução a Portugal deverá ocorrer no final de março de 2022.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 8 estará ao longo do mês de maio na Paróquia de Santa Maria la Nova, diocese de Aversa, Itália, para viver de forma mais intensa o mês de Maria. Esta imagem durante o mês de outubro estará nesta mesma diocese, mas na Paróquia de S. José e Santa Eufémia. O pedido, que foi apresentado pelo Bispo Diocesano, D. Angelo Spinillo, e nasceu do desejo de muitos fiéis particularmente devotos de Nossa Senhora de Fátima celebrarem os 150 anos da fundação da paróquia.

As Paróquias de Astromil e Rebordosa, Paredes, diocese do Porto, irão acolher a Imagem da Virgem Peregrina n.º 9 durante os meses de setembro e outubro.

O Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia tem vindo a promover a realização de visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima no norte de Itália, de há uns anos a esta parte, e depois de terem sido canceladas as visitas em 2020 e em 2021, é intenção retomá-las em 202, com a presença da Imagem da Virgem Peregrina n.º 10.

A Imagem da Virgem Peregrina n.º 11 encontra-se em peregrinação no Chile, desde setembro de 2019. Devido à pandemia, o termo da peregrinação foi sendo protelado, estando agora previsto que o regresso ao Santuário de Fátima ocorrerá em janeiro de 2022.

No que toca aos Países do Cáucaso (Geórgia, Arménia e Azerbaijão), esta peregrinação esteve programada para 2021, mas, devido à pandemia, foi adiada, para 2022, ainda sem uma data definida.

Também a Paróquia de S. Sebastião Mártir, de Mentrida, diocese de Toledo, Espanha., vai acolher uma das Imagens da Virgem Peregrina ainda com datas a definir, tal como acontece com várias dioceses da Colômbia, na América do Sul.

Esta agenda de deslocações das diferentes imagens da Virgem Peregrina de Fátima pode sofrer alterações, face aos acontecimentos da emergência sanitária que o mundo enfrenta.

Feita segundo indicações da Irmã Lúcia, a primeira Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

A génese deste percurso remete-nos para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária, como foi o caso da Jornada Mundial da Juventude no Panamá, em janeiro de 2019.

Antes desta importante viagem, foi alvo de um processo de estudo técnico e material no Centro de Conservação e Restauro da Escola das Artes da Católica no Porto, a entidade escolhida pelo Museu do Santuário de Fátima para levar a cabo a identificação dos materiais que constituem o suporte e superfície da escultura, bem como a caracterização das técnicas construtivas utilizadas.

O Papa Francisco, diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, desafiou os participantes na Jornada Mundial da Juventude a usar o potencial das novas tecnologias para serem ‘influencers’, com a sua fé, a exemplo da Virgem Maria.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina Nº2.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos provenientes de todo o mundo, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina, num total de treze.

De todos os lados chegam relatos extraordinários da presença da Imagem Peregrina, de multidões que acorrem à sua passagem, de participações nunca antes verificadas nas várias celebrações, de um grande número de penitentes que se abeiram do sacramento da reconciliação, da afluência de todo o género de pessoas: crianças, jovens, adultos e idosos, de diferentes contextos sociais e mesmo confissões religiosas diversas; em suma, relatos de significativos frutos pastorais e de abundantes graças alcançadas.

 

(atualizado 19-01-2021 17:00)

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.