29 de setembro, 2018

D0095814.jpg

Virgem Peregrina vai estar na Jornada Mundial da Juventude no Panamá

Iniciativa decorre de 23 a 27 de janeiro de 2019 com a presença do Papa Francisco

 

O Santuário de Fátima vai enviar a Imagem Peregrina Nº1 para a Jornada Mundial da Juventude no Panamá, agendada de 23 a 27 de janeiro de 2019, onde o Papa Francisco vai estar presente.

O encontro mundial de jovens vai realizar-se na Cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central, com o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) – escolhido pelo Santo Padre.

O anúncio foi feito ontem pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, durante uma conferência de imprensa com os jornalistas, em que participou uma delegação do Santuário: o Diretor do Departamento de Estudos, Marco Daniel Duarte e a coordenadora do Serviço de Investigação, Sónia Vazão.

Numa mensagem aos Cristãos do Panamá o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, falou da “muita alegria” que é enviar a “Imagem Peregrina mais importante” para este acontecimento.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo, mas desde o ano 2000 já não sai do Santuário. Essa Imagem foi nesse ano 2000 entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai. Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justifica a saída desta Imagem Peregrina nº1, aquela que como eu dizia é para nós a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.

Segundo as palavras do Pe. Carlos Cabecinhas, há uma “clara consciência do quão importante é para toda a Igreja esta presença dos jovens juntos com o Santo Padre em oração, em reflexão, em convívio, em festa”.

Por outro lado “sabemos o quanto a devoção a Nossa Senhora está desde a origem das jornadas mundiais da juventude ligada a este acontecimento. Sabemos o quão devoto era a Nossa Senhora o Papa S. João Paulo II, e por isso muito naturalmente, quando ele criou as jornadas mundiais da juventude, deu-lhe desde inicio um cunho mariano, e por isso este era também motivo mais que suficiente para o envio de uma Imagem para nós tão importante”.

“A grande devoção dos cristãos do Panamá a Nossa Senhora de Fátima”, foi também fator decisivo para aceitar o convite do Arcebispo do Panamá, D. José Domingo Ulloa, para a presença desta imagem de Nossa Senhora de Fátima nas JMJ 2019.

Este envio, “é uma forma de exprimirmos a união na oração neste acontecimento”, reiterou.

 

Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima

O Panamá será a 9ª nação latino-americana visitada pelo Papa Francisco, depois do Brasil em 2013, Bolívia, Equador, Paraguai e Cuba em 2015, México em 2016 e Chile e Peru em 2018.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina Nº2.

"Pedimos por esta Jornada Mundial da Juventude. Pedimos especialmente pelas crianças, jovens e famílias. Que esta mensagem que nos deu na Cova da Iria também possa ser renovado hoje por cada um dos panamenhos”, disse o Arcebispo.

Durante a homilia da Missa na chegada da Imagem Peregrina à igreja El Chorrillo, Dom Ulloa manifestou a sua gratidão a Deus pelo "momento histórico" de veneração, e considerou um “privilégio” a presença da Mãe de Deus, “hoje podemos dizer que é como se estivéssemos em Fátima".

Também o símbolo da JMJ 2019 faz alusão a Nossa Senhora. Na imagem, estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras aparecem formando um coração.

 

Atualmente são 13 imagens da Virgem Peregrina existentes

A Imagem nº 1 da Virgem Peregrina do Rosário de Fátima, feita segundo indicações da Irmã Lúcia, foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data a Imagem percorreu por diversas vezes o mundo.

A génese deste percurso remete-nos para o ano de 1945, pouco depois do final da 2.ª Guerra Mundial, quando um pároco de Berlim propôs que uma imagem de Nossa Senhora de Fátima percorresse todas as capitais e cidades episcopais da Europa, até à fronteira da Rússia. A ideia foi retomada em abril de 1946, por um representante do Luxemburgo no Conselho Internacional da Juventude Católica Feminina, e, no ano seguinte, no preciso dia da sua coroação, teve início a primeira viagem. Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

Após uma visita ao Brasil para comemorar os 500 anos da chegada de Pedro Alvares Cabral, em maio de 2000 foi colocada na exposição Fátima Luz e Paz, onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor. A Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. Esteve ainda no Santuário de San Giovanni Rotondo em Itália, e no Patriarcado de Lisboa para a iniciativa Terço Vivo, em 2003.

Atualmente são 13 imagens da Virgem Peregrina existentes, um número simbolicamente fixado. Neste ano de 2018, além das visitas em Portugal às dioceses de Évora, Lisboa, Aveiro, Leiria-Fátima e Santarém, a Imagem de Nossa Senhora esteve ainda em Espanha, Itália, Canadá, Estados Unidos e Benin. Ainda este ano a Imagem nº8, tem agendada uma visita a Paterson, nos Estados Unidos, em outubro; desde o passado dia 1 de maio, a imagem nº 12 tem percorrido várias dioceses na Colômbia; o lugar de Campus, no Brasil, pode venerar até ao final do mês de outubro a imagem nº 3; a imagem nº 4 conclui no final deste ano uma visita iniciada em novembro de 2016 uma visita por várias dioceses italianas a cargo do Movimento Mariano Messaggio di Fátima.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.