24 de junho, 2025

banners1900x68403.jpg

Visita temática vai destacar peça com impressões digitais de peregrinos

“Lavanda e gomil para o lava-pés do Santuário de Fátima” é o tema da terceira visita temática à exposição “servir, a única pregação”, agendada para 2 de julho.

 

Um gomil e uma lavanda, nos quais foram cunhadas as impressões digitais de peregrinos e colaboradores do Santuário de Fátima, vão estar em análise na próxima visita temática à exposição “servir, a única pregação”, que acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de julho, entre as 21h15 e as 22h30, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.

A visita contará com a presença da autora da peça, Ana Albuquerque, que estará à conversa com o diretor do Museu do Santuário, Marco Daniel Duarte, num encontro onde será dado a conhecer parte do processo de produção desta obra, inspirada em dois objetos que, ao longo do tempo, são utilizados pelos Servitas de Nossa Senhora de Fátima no cuidado dos peregrinos a pé.

A peça “Lavanda, gomil e toalhas” além de evocar a relação entre a pessoa que serve e é servida, apela também a uma reflexão sobre os “objetos rituais”, que se projeta para o quotidiano naquilo que é a importância que cada objeto assume na vida pessoal, refere a artista plástica, num vídeo onde fala sobre a peça.

O encontro inclui uma visita-guiada à exposição temporária "servir, a única pregação", que fala de serviço e celebra o centenário da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima.

Na narrativa expositiva, a peça “Lavanda, gomil e toalhas” está enquadrada no segundo núcleo da mostra, integrado numa estrutura que representa o espaço do cenáculo onde Cristo terá lavado os pés aos discípulos.

A obra de Ana Albuquerque é constituída por um gomil e uma lavanda de prata, cunhados com as impressões digitais de servidores do Santuário e peregrinos de Fátima e é acompanhada por 12 toalhas que recriam essas mesmas impressões. A obra, apresentada numa estrutura contornada por água em movimento e terra, foi feita para esta exposição e foi utilizada em contexto litúrgico no ritual do lava-pés, na Quinta-feira Santa.

A exposição “servir, a única pregação” pode ser visitada diariamente, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

 

 

PDF

HORÁRIOS

25 jun 2025

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.