30 de março, 2019

3J3A8257.jpg

 

Voluntários fazem Caminho dos Pastorinhos inspirados no exemplo de São Francisco Marto

Iniciativa decorreu na tarde deste sábado

 

Cerca uma centena de voluntários do Santuário participaram esta tarde no Encontro da Anunciação- o voluntário como peregrino na senda de São Francisco Marto, o primeiro de dois momentos de um itinerário formativo, que o Santuário proporciona aos colaboradores voluntários, no ano em que se assinala o centenário da morte de São Francisco Marto. 

No primeiro momento do encontro, no Centro Pastoral de Paulo VI, marcado pela oração e meditação, os voluntários foram convidados a olhar o exemplo de vida deste santo de Fátima, que se deixou seduzir por Deus, se enamorou dele e ofereceu voluntariamente a vida em reparação e, por isso, “dele aprendemos que o voluntariado é identificação com Cristo”.

A partir de quatro passagens do Evangelho, o diretor do Departamento de Acolhimento de Peregrinos, Pedro Valinho Gomes, lembrou a santidade dos pastorinhos que assenta na relação de amizade e de intimidade com Deus e “é a expressão dessa amizade que somos convidados a imitar”.

Os voluntários foram, depois, instados a percorrer o Caminho dos Pastorinhos parando em quatro estações da Via-Sacra, todas elas relacionadas com a temática do voluntariado: na IV em que Maria encontra Jesus; na V em que Simão de Cirene ajuda Jesus; na VI em que Verónica limpa o rosto de Jesus e na XI em que Jesus é crucificado.

“O Caminho dos Pastorinhos cruza-se com o caminho de Jesus até ao Calvário. Identifica-se com ele”  pois “estas crianças nada mais quiseram ser senão Nosso Senhor oferecido até ao extremo. Voluntariamente”.

“É este o caminho do voluntário. O caminho é o próprio Jesus que se oferece, na completa liberdade, até à morte”.

Os voluntários rezaram, ainda, junto à Loca do cabeço, um dos locais da aparição do Anjo aos pastorinhos.

O próximo encontro deste itinerário formativo- o Encontro da visitação- será no próximo dia 25 de maio.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.