13 de agosto, 2020

119A9839.jpg

“Vós sois heróis de pleno título” afirmou o cardeal D. António

O prelado de Leiria- Fátima presidiu à bênção de seis ambulâncias de socorro e uma ambulância de transporte de doentes, que integrarão a frota da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fátima

D. António Marto presidiu esta quinta-feira à bênção de sete novas ambulâncias – seis de socorro e uma de transporte de doentes-, da Associação Humanitária de Bombeiros de Fátima, adquiridas na sequência de uma campanha de angariação de fundos para o reforço e renovação de frota realizada junto de instituições, empresas e particulares, residentes em Fátima e na diáspora.

A primeira destas ambulâncias foi oferecida pelo Santuário de Fátima.

Nas breves palavras que dirigiu antes da bênção, D. António Marto lembrou o papel dos bombeiros, que apelidou de “nobre e bela missão”, valorizada ainda mais neste tempo de pandemia, que acentuou a vulnerabilidade de tantas pessoas.

“É de louvar e reconhecer o trabalho e o empenho de tantas pessoas que manifestam o amor ao próximo, arriscando a sua vida para tratar da saúde do outro, salvar vidas e proteger a nossa casa comum”, disse o prelado.

“Vós sois heróis de pleno título” afirmou dirigindo-se aos bombeiros de Fátima presentes no Santuário de Fátima, onde decorreu a bênção junto ao Posto de Socorros, depois de uma primeira oração na Capelinha.

“Deveis lembrar-vos, sempre, que sois uma bênção para os outros; para a comunidade”, enfatizou ainda.

Por fim, D. António Marto lembrou que além da “gratidão individual” as palavras de reconhecimento pelo trabalho correspondem a um sentimento mais vasto.

“É uma presença da Igreja que assim manifesta a gratidão e o afeto a esta corporação, e a todos os bombeiros, pelo trabalho em favor da pessoas e da comunidade”.

Durante a cerimónia, usaram ainda da palavra o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros de Fátima, Amorim Gonçalves, que destacou a missão dos bombeiros e agradeceu a “generosidade de todos os que participaram desta campanha”.

“Nós trabalhamos em função das necessidades das comunidades mas também dependemos de todas as pessoas para podermos funcionar”, explicitou.

O dirigente associativo lamentou a falta de apoio financeiro do Governo à construção das novas infraestruturas dos bombeiros em Fátima. Uma critica que foi secundada pelo Presidente da Liga dos Bombeiros, Jaime Marta Soares.

“Estamos num dos lugares mais respeitados da Humanidade” referiu o dirigente, “um lugar sagrado e de fé”.

“Tenhamos fé e acreditemos que o bom senso venha a prevalecer para que esses que andam distraídos tenham luz” e possam responder “no momento certo e na medida certa” com “o apoio para que estes homens e mulheres, heróis que se entregam, possam ter as ferramentas adequadas para a prestação do seu serviço”.

Também o presidente da Câmara Municipal de Ourém, que é simultaneamente a autoridade máxima concelhia em termos de Proteção Civil, agradeceu a acção e a entrega dos bombeiros seja na defesa da floresta seja na proteção da vida humana.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.