19 de julho, 2022

4banner.jpg

“Voz da Fátima: Rosto do Santuário na Cova da Iria”, é o tema da próxima visita temática à exposição temporária do Santuário

Iniciativa decorre no dia 3 de agosto, às 21h15, na Galilé do piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade

 

O centenário jornal Voz da Fátima, órgão oficial do Santuário de Fátima,  vai ser o tema da quarta visita temática à exposição “Rostos de Fátima: fisionomias de uma paisagem espiritual” do ano pastoral 2021/2022. Esta iniciativa agendada para 3 de agosto, pelas 21h15, será orientada pela Diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário, Carmo Rodeia.

A visita dará a conhecer o jornal que há cem anos é a voz e o rosto do Santuário, tendo acompanhado, promovido e difundido o acontecimento e a mensagem de Fátima, percorrendo as principais edições, temas e protagonistas tratados por este periódico.

O Jornal Voz da Fátima assinala este ano o seu centenário, depois de ter sido criado pela Comissão Canónica constituída pelo então bispo de Leiria D. José Alves Correia da Silva para averiguar a verdade de Fátima, cinco anos depois do acontecimento de 1917.

O mensário que tem uma tiragem de cerca de 60 mil exemplares e é distribuído gratuitamente procurou ser sempre um rosto deste lugar sem deixar de contribuir para a reflexão sobre o país e o mundo.

A visita temática é aberta ao público em geral e é seguida de uma visita à exposição que desde a sua inauguração já foi visitada por mais de 135 mil pessoas.

Estão ainda previstas mais duas visitas: a 7 de setembro, com o tema "A Virgem Peregrina, rosto de Fátima no mundo", por Sónia Vazão; e a 5 de outubro, com o tema "Museologia, rosto da relação com o sagrado", por Maria Isabel Roque.

Nesta exposição, os visitantes poderão percorrer, até 15 de outubro de 2022, a história de Fátima pelos vários rostos que a fizeram, num percurso que, num tempo de pandemia, que convoca toda a humanidade a refletir sobre a sua própria condição, apresenta o tema da morte e da vida como momentos luminosos da peregrinação do Homem no mundo.

A exposição está dividida em duas partes. Num primeiro momento, que percorre o primeiro século de Fátima, dão-se a conhecer os rostos relevantes da história da Cova da Iria, a começar pelos três Videntes, passando pelos impulsionadores, administradores, investigadores e até os adversários de Fátima, que assumiram dúvidas e militâncias em relação ao acontecimento da Cova da Iria.

A primeira parte da exposição tem ainda um núcleo dedicado à fisionomia artística, onde estão expostas obras daqueles que olharam para Fátima no último século e termina com uma galeria fotográfica dos protagonistas de Fátima: os próprios peregrinos, onde são também apresentados os objetos oferecidos pelos Papas ao Santuário, nomeadamente as rosas de ouro e o anel de São João Paulo II.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.