desCodificar FátimaIV Seminário de temas sobre a História e a Mensagem de Fátimawebinar / 4 sessões / 8 temas
SINOPSE Através do seu Departamento de Estudos e convocando diferentes perspetivas de abordagem, o Santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade. Em cada sessão serão abordados dois temas, à maneira de sínteses, sobre o que foi o primeiro século de Fátima.
PROGRAMA8 de janeiro "A Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima" "Fátima: criação e desenvolvimento de uma cidade a partir de um fenómeno religioso"
15 de janeiro "A Carta Pastoral de aprovação das visões-aparições de Fátima" "Os santos da colunata do Santuário de Fátima"
22 de janeiro "Congregações e institutos religiosos inspirados em Fátima" "Casa da Irmã Lúcia: de casa de habitação a casa-museu"
29 de janeiro "As Imagens das Virgens Peregrinas do Santuário de Fátima: desafios à sua conservação" "Afonso Lopes Vieira e o 'Ave de Fátima'"
DESTINATÁRIOS
INSCRIÇÃO
FORMAS DE PAGAMENTO
CURRICULUM DOS FORMADORES Ana Rita Santos é responsável pelo Serviço de Conservação e Restauro do Património, desde 2018, e pelo Serviço de Inventário, Exposições e Interpretação do Património, desde 2021, ambos pertencentes ao Museu do Santuário de Fátima. Licenciada em Conservação e Restauro e mestre em Conservação e Restauro, vertente Património Móvel, pelo Instituto Politécnico de Tomar. Em 2007 foi convidada a colaborar no programa Zaindu – El Museu Restaura, pelo Museu de Belas Artes de Bilbao, após conclusão do estágio curricular na instituição. Desde 2009 integra a equipa do Museu do Santuário de Fátima, onde tem colaborado e coordenado diversos estudos e intervenções na área de Conservação e Restauro. Em 2013 colaborou no estudo científico realizado à escultura de Nossa Senhora de Fátima, que se venera na Capelinha das Aparições, sendo responsável pelas intervenções de conservação e restauro desta escultura e pelo plano de conservação preventiva. Entre 2014 e 2016 colaborou no projeto de Conservação e Requalificação da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e foi responsável pelo plano de conservação e restauro da escultura da Virgem Peregrina n.º 1, durante a passagem pelos mosteiros de clausura e dioceses de Portugal. Assumiu funções de responsável da Imagem Gráfica do Santuário de Fátima entre 2016 e 2017. É responsável pela gestão dos espaços expositivos e de reserva museológica, dos planos de conservação, restauro e conservação preventiva do património imóvel, móvel e integrado do Santuário, colaborando igualmente na organização das exposições temporárias do Museu do Santuário de Fátima.
André Melícias é licenciado e mestre em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, respetivamente. É também mestre em Ciências da Documentação e da Informação, na variante de Arquivo, pela FLUL. Atualmente, frequenta o Programa InterUniversitário de Doutoramento em História, promovido pela FLUL, o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto de Ciências Sociais, a Universidade Católica e a Universidade de Évora. Desde 2011, colabora como assistente convidado com o Instituto Politécnico de Leiria, lecionando unidades curriculares nas áreas da história contemporânea e da gestão documental. É membro do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, desenvolvendo a sua atividade nas áreas do Arquivo e da Biblioteca. Integra o Centro de Estudos Clássicos da FLUL.
João Paulo Quelhas Domingues é natural do concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, diocese da Guarda. Presbítero da diocese de Beja, onde foi Ordenado a 14 de maio de 2000, doutorou-se em Teologia Dogmática, com especialização em Mariologia, na Pontifícia Faculdade Teológica Marianum, em Roma. Atualmente, é capelão do Santuário de Fátima e professor na Pontifícia Faculdade Teológica Marianum.
Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia, e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima. Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas-Artes, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. É ainda Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, Brasil) e Sócio Ordinário da Pontifícia Academia Mariana Internacional, do Vaticano, onde também integra o Observatório sobre Aparições e Fenómenos Místicos. É Investigador do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra, do Centro de Estudos Globais, da Universidade Aberta e, entre 2012 e 2016, integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público, no Palácio Nacional da Ajuda, sobre as catedrais portuguesas.
Sónia Vazão é licenciada em História, variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico, secundário e superior, colaborou com o Museu Grão Vasco, com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e com o Museu do Santuário de Fátima como técnica de inventário. Integra o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Integra o CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa e é investigadora da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta, do Centro de Estudos Globais da mesma Universidade e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. É membro fundador do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) e do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM).
|