bannerdescodificar-fatimadez22.jpg

desCodificar Fátima

II Seminário de temas sobre a História e a Mensagem de Fátima 

webinar / 4 sessões / 8 temas

4, 11, 18 e 25 de janeiro de 2023 (quartas-feiras) / 21h15 - 22h15

Coordenação de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

 

Através do seu Departamento de Estudos e convocando diferentes perspetivas de abordagem, o Santuário de Fátima apresenta alguns dos temas que constituem o fenómeno de Fátima e o deixam perceber como um dos mais importantes acontecimentos religiosos da contemporaneidade.

Em cada sessão serão abordados dois temas, à maneira de sínteses, sobre o que foi o primeiro século de Fátima.

 

PROGRAMA

 

4 de janeiro

A coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima

Marco Daniel Duarte, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

O jornal “Voz da Fátima”

Carmo Rodeia, Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima

 

11 de janeiro

A ritualidade da celebração da noite em Fátima

Joaquim Ganhão, Departamento de Liturgia do Santuário de Fátima

As obras de arte da Basílica da Santíssima Trindade

Marco Daniel Duarte, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

 

18 de janeiro

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima

Sónia Vazão, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

O Museu do Santuário de Fátima

Marco Daniel Duarte, Museu do Santuário de Fátima 

 

25 de janeiro

O correio de Nossa Senhora de Fátima

André Melícias, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

As fotografias dos Santos Francisco e Jacinta Marto

Marco Daniel Duarte, Departamento de Estudos do Santuário de Fátima 

 

Programa folheto

 

DESTINATÁRIOS

. Público em geral;

. Investigadores das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas);

. Estudantes universitários das áreas das Ciências Humanas e Sociais (História, História da Arte, Antropologia, Sociologia, Geografia Humana, Filosofia, Teologia, Ciências Religiosas);

. Professores do ensino básico e secundário (áreas de História, História da Arte, Filosofia, Educação Moral e Religiosa Católica);

. Formadores/catequistas e outros agentes pastorais.

 

INSCRIÇÃO

. Frequência do curso: 20,00 €

. Isenção de taxa para funcionários do Santuário de Fátima.

. Redução de 50% para voluntários do Santuário de Fátima.

. As inscrições são confirmadas pela ordem de chegada.

. As inscrições são formalizadas em https://tinyurl.com/3zy5pkpr

. Será facultado certificado de participação a todos os que frequentarem, pelo menos, 75% das sessões do curso.

. A inscrição é validada após o pagamento da correspondente taxa de inscrição e receção do respetivo comprovativo enviado para [email protected]

. Será enviado o link aos inscritos para a participação nas sessões.

INSCRIÇÕES

 

FORMAS DE PAGAMENTO

. Pagamento por transferência bancária, através do seguinte IBAN: PT50.0033.0000.50032983248.05. Se a transferência for feita a partir do estrangeiro, deve acrescentar-se o SWIFT/BIC: BCOMPTPL.

. Deve surgir a referência explícita a «Seminário desCodificar Fátima – 2023», assim como o nome da pessoa a inscrever.

. A inscrição será validada após confirmação de pagamento do valor de inscrição.

. Não se procederá à devolução do valor em caso de desistência.

 

CURRICULUM DOS FORMADORES

André Melícias é licenciado e mestre em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, respetivamente. É também mestre em ciências da documentação e da informação, na variante de arquivo, pela FLUL. Atualmente, frequenta o Programa InterUniversitário de Doutoramento em História, promovido pela FLUL, o ISCTE, o instituto de Ciências Sociais (ICS), a UCP e a UEv. Desde 2011, colabora como assistente convidado com o Instituto Politécnico de Leiria, lecionando unidades curriculares nas áreas da história contemporânea e da gestão documental. É membro do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, desenvolvendo a sua atividade nas áreas do Arquivo e da Biblioteca.

 

Carmo Rodeia é licenciada em Comunicação Social, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é Diretora do Gabinete de Comunicação do Santuário de Fátima, colaboradora permanente do Sítio Igreja Açores, agência de informação da diocese de Angra e professora no Seminário Episcopal de Angra.

Jornalista profissional, já foi Chefe de Redação da Correio da Manhã Rádio e Rádio Comercial; Jornalista da RTP Açores onde apresentou durante vários anos o Telejornal e coordenou e apresentou programas de informação não diária; Editora Executiva do jornal Açoriano Oriental e Rádio Açores TSF e docente da Universidade dos Açores, onde lecionou as disciplinas de Oficina de Jornalismo I e II na Licenciatura de Comunicação e Cultura, entre 2012 e 2016. Foi, ainda, correspondente do Diário de Notícias nos Açores entre 1998 e 2005 sendo, ainda colaboradora da imprensa regional dos Açores, onde escreve com regularidade.

Desempenhou funções de Assessora do Ministro Adjunto e da Juventude, no XI Governo Constitucional e de Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de Ponta Delgada, entre janeiro de 2004 e outubro de 2008.

 

Joaquim Ganhão é pároco da paróquia do Divino Salvador-Sé, em Santarém, desde 2005. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, fez na mesma Universidade a Pós-graduação em Teologia Pastoral. Frequentou o 3.º ano do Curso de Música na Escola de Música do Choral Fidelius, em Torres Novas, e o 4.º ano dos Cursos de Verão de Canto Gregoriano na Abadia Beneditina de Valle de los Caídos, em Espanha. É mestre em Sagrada Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo – Roma, onde defendeu a tese O Movimento Litúrgico em Portugal. O contributo de Monsenhor José́ Manuel Pereira dos Reis, publicada em 2006.

Foi Secretário da Comissão Nacional de Música Sacra entre 1997-2000. É mestre das celebrações litúrgicas e chefe de gabinete do bispo diocesano, coordenador do Secretariado Diocesano de Liturgia e Música Sacra e da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja e delegado episcopal para os Seminários.  Foi nomeado diretor do Museu Diocesano de Santarém desde a sua inauguração, cargo que mantém até ao presente. É membro da Comissão de peritos para o restauro do Património Organístico da Cidade de Santarém (2007-2009). Foi o responsável pelas celebrações litúrgicas na visita do Santo Padre Francisco a Portugal, em 2017. É, desde setembro de 2019, capelão do Santuário de Fátima, onde dirige o Departamento de Liturgia.

 

Marco Daniel Duarte é diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, onde dirige o Arquivo e a Biblioteca, e do Museu do Santuário de Fátima. É ainda diretor do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

Doutorado em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tem desenvolvido a sua investigação no âmbito dos estudos da Iconografia e da Iconologia e, bem assim, no âmbito de diferentes temáticas relacionadas com o pensamento humano no contexto da História de Fátima.

Pertence à Academia Portuguesa da História, como Académico de Número, à Academia Nacional de Belas-Artes, como Académico Correspondente Nacional, é Sócio Efetivo da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte, Membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da Sociedade Nacional de Belas Artes, da Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa e do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão. É ainda Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (Rio de Janeiro, Brasil) e Sócio Ordinário da Pontifícia Academia Mariana Internacional, do Vaticano.

É Investigador do CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Universidade de Lisboa, e do CEIS20-UC, Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra, e entre 2012 e 2016 integrou o Seminário dos Jovens Cientistas do Instituto dos Altos Estudos da Academia das Ciências de Lisboa. 

Autor de vários estudos publicados em revistas científicas e editados em livro, alguns deles premiados, comissariou diversas exposições científicas subordinadas às temáticas da sua especialidade, destacando-se as que tiveram lugar no Santuário de Fátima e a que esteve patente ao público, no Palácio Nacional da Ajuda, sobre as catedrais portuguesas.

 

Sónia Vazão é licenciada em História, Variante de História da Arte, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta. Além da atividade de docente em várias escolas do ensino básico, secundário e superior, colaborou com o Museu Grão Vasco, com a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais e com o Museu do Santuário de Fátima como técnica de inventário. 

Integra o Departamento de Estudos do Santuário de Fátima e pertence ao Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima. Integra o CLEPUL, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa, é investigadora da Cátedra CIPSH de Estudos Globais da Universidade Aberta e do Centro de Estudos Globais da mesma Universidade e é membro fundador do Instituto de Estudos Avançados em Catolicismo e Globalização (IEAC-GO) e do Instituto da Padroeira de Portugal para o Estudo da Mariologia (IPPEM).

 

PDF

HORÁRIOS

07 fev 2023

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.