20 de outubro, 2017

P_20171020_100630.jpg

 

Peregrinações nacionais da Lituânia e da Bulgária este fim de semana na Cova da Iria

Iniciativas assinalam Centenário das Aparições

 

O Santuário de Fátima acolhe nos próximos dias as Peregrinações  Nacionais da Lituânia e  da Bulgária, que traz à Cova da Iria centenas de peregrinos leigos,  acompanhados de bispos e sacerdotes

A Peregrinação Nacional da Lituânia teve início esta manhã com uma celebração na Capela da Morte de Jesus,  que reuniu mais de 600 peregrinos, 100 sacerdotes e oito bispos e o Arcebispo Gintaras Grusas, daquele país.

Esta peregrinação é o resultado de mais de 340 pequenos grupos oriundos da Lituânia, mas também alguns grupos de Lituanos residentes em Portugal. O elemento mais velho desta peregrinação tem mais de 90 anos, e o mais jovem cerca de dois anos e meio.

Após a celebração da manhã, o grupo esteve em Aljustrel, onde visitou as casas dos pastorinhos e os lugares das aparições do Anjo. Para esta noite, está prevista a participação no rosário e procissão das velas, onde será rezado um mistério na língua nativa daquele país.

Amanhã, sábado, dia 21, o grupo irá fazer uma visita a alguns monumentos da zona centro. Ao fim da tarde, a Capela da Morte de Jesus recebe mais uma celebração particular desta peregrinação,  que antecede a participação no rosário e procissão das velas.

O domingo será o dia mais importante para os mais de 600 peregrinos lituanos. O dia inicia com uma celebração na Basílica da Santíssima Trindade, para depois rumarem a Santiago de Compostela onde esta viagem vai terminar.

Em 2013, por ocasião do Ano da Fé, do Jubileu de 600 anos do Batismo dos Samogitianos e do aniversário de 20 anos da visita à Lituânia do papa João Paulo II, um grupo de peregrinos percorreu 4.400km, carregando uma cruz com cerca de 65 quilos, para participar na Peregrinação Internacional de Outubro daquele ano.

Por seu turno, a Peregrinação Nacional da Bulgária, começa amanhã pelas 17h30 com uma saudação a Nossa Senhora na Capelinha das Aparições, seguida de uma celebração, pelas 18h30, na Capela dos Santos Anjos.

O grupo com cerca de 210 peregrinos está acompanhado por 10 sacerdotes e o bispo Christo Proykov.

Também esta peregrinação tem prevista a participação no rosário e procissão das velas, de sábado, dia 21 de outubro. No domingo o programa tem início às 11h00 com a celebração no Recinto de Oração. À noite, o grupo irá rezar um mistério no rosário internacional, e transportará o andor de Nossa Senhora na procissão das velas. Na segunda, dia 23 de outubro, e último dia da peregrinação, os 210 peregrinos irão reunir-se na Capelinha das Aparições para a celebração da eucaristia.  

No passado dia 1 de julho, a Paróquia de Fátima em Pleven, cidade do norte da Bulgária, recebeu o Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação das Igrejas Orientais, para com os católicos búlgaros na celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

O Santuário de Fátima de Pleven nasceu em resposta ao bispo D. Petko Christov de Nicopoli, por ocasião de uma peregrinação junto com os outros bispos católicos búlgaros ao Santuário de Fátima, em 1996. 

TAGS

fatima2017
PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.