22 de abril, 2017

AF_BANNER Concerto de Pascoa.jpg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe concerto de Páscoa

Escolania de Monserrat vai cantar este domingo num concerto com início às 15h30
 

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima, acolhe este domingo,  dia 23 de abril, o Concerto de Páscoa pelas 15h30. O momento musical vai ter como protagonistas a Escolania de Monserrat, sob direção de  Llorenç Castelló.

Sergi DÁssis,  diretor da Escolania de Montserrat, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, explica que o concerto vai mostrar a «música própria» desta escola. Do programa constam vários compositores, «maioritariamente monges que compuseram melodias pensadas para ser interpretadas pela Escolania».

«Será um concerto de Música Sacra, porque em Monserrat recebemos peregrinos oriundos de todo o mundo e através da música conseguimos comunicar a mensagem do Evangelho, uma mensagem que nos fala de beleza e paz», adianta.

O  responsável  lembra que a Escolania atuou em Portugal pela primeira vez no ano de1983, no Porto e em Lisboa, e «desde então nunca mais voltamos a atuar em terras lusas, e mesmo nesse ano visitamos Fátima mas sem nenhuma atuação, portanto agora será a primeira vez».

«É muito especial ser convidados para cantar em Fátima no Ano Jubilar do Centenário das Aparições, e pela importância que esta história tem para Portugal e para o mundo é uma grande honra poder fazer parte desta festa», disse ainda.

A Escolania de Montserrat é uma das mais antigas escolas de música da Europa, considerando já no século XIII referências a um pequeno grupo de meninos que cantavam no mosteiro beneditino e santuário mariano de Montserrat. Ao longo dos tempos foram vários os compositores e intérpretes que floresceram na chamada Escuela Musical Montserratina.

Sob a direção e mestria de Ireneu Segarra (1953-1997), a Escolania internacionalizou-se, gravando vários álbuns e participando em diversos festivais de música. Nos últimos anos, a Escolania tem-se apresentado a público em vários locais no mundo: Estados Unidos da América, China, Porto Rico, Hungria, Suíça, Alemanha, Bélgica, França, Itália e Polónia, além de muitos concertos na Catalunha.

Atualmente é composta por mais de cinquenta meninos, dos 9 aos 14 anos, procedentes de toda a Catalunha. Na Escolania, os meninos têm uma forte componente musical, com a aprendizagem obrigatória de dois instrumentos musicais, formação musical, orquestra e canto coral.

Através da música, os meninos cantores são mensageiros de paz e beleza. Com a linguagem universal da música, cruzam todos os tipos de fronteiras e falam diretamente aos corações daqueles que os ouvem.

Llorenço Castelló nasceu em Barcelona em 1976. Iniciou os seus estudos musicais no coro de Montserrat, onde foi aluno do Pe. Ireneu Segarra, de 1986 a 1990. Obteve a licenciatura em Teoria Musical, Composição e Piano Profissional no Conservatório de Música do Liceu, em Barcelona. É professor de Educação Musical na Universidade Autónoma de Barcelona.

Desde a sua criação, tem sido um membro da Capella de Música de Montserrat, coro masculino que ocasionalmente acompanha a Escolania. Em 2009, foi nomeado vice-diretor do coro de Montserrat, e em 2012 foi-lhe confiada a direção da Capella. Em 2014 assumiu a direção do coro de Montserrat, com o desejo de ser um herdeiro fiel da tradição recebida de pequeno, mas também com projetos musicais abertos aos tempos modernos.

Mercè Sanchis é licenciada em Piano, Órgão e Música de Câmara pelo Conservatório Superior de Música de Barcelona. No ano letivo 1998-1999, terminou os estudos superiores de Órgão, tendo obtido a classificação de Matrícula de Honor.

É pianista e organista do Orfeu Catalão, e desde agosto de 2009 é organista da Escolania de Montserrat.

 

A Escolania canta à Virgem do Rosário

Canto gregoriano

Germinans, germinabit

 

T. L. Victoria (1548-1611)

Duo Seraphim

P. Anselm Viola (1738-1798)

Magnificat

P. Àngel Rodamilans (1874-1936)

Moreneta en sou

Pau Casals (1876-1973)

Nigra sum

P. Ireneu Segarra (1917-2005)

Feliç la Verge

P. Cassià Ma. Just (1926-2008)

Angelus Domini

Hno. Odiló Ma. Planàs (1925-2011)

Salve Montserratina “gregoriana”                                                                                         

Francesc Civil (1895-1990)

La Mare de Déu

Franz Schubert/Bernat Vivancos (1797-1828/n.1973)

Ave Maria

CARTAZ

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.