search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Basílica de São Pedro no Vaticano acolhe Missa de ação de graças pela canonização dos Pastorinhos

16 de maio, 2017

f.jpg

 

Basílica de São Pedro no Vaticano acolhe Missa de ação de graças pela canonização dos Pastorinhos

Eucaristia será presidida pelo Cardeal Ângelo Amato no próximo sábado

 

A Basílica de São Pedro, em Roma, vai acolher no próximo sábado uma celebração de ação de graças pela canonização dos Pastorinhos presidida pelo Cardeal Ângelo Amato, perfeito da congregação para a Causa dos Santos.

A eucaristia será celebrada às 10h00 (9h00 em Portugal) e precede uma conferência sobre a espiritualidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto na aula Magna da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

O Pe. Nuno Gonçalves, SJ, reitor da Pontifícia Universidade Gregoriana fará uma saudação inicial, e depois Marco Daniel Duarte, Diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, fará uma reflexão sobre a narrativa de Fátima, fontes e interpretações.

O Cardeal Ângelo Amato falará em seguida acerca da santidade de Francisco e Jacinta, e em jeito de conclusão o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, vai dirigir umas palavras aos presentes.

A noite inicia com um concerto de Giampaolo di Rosa na Igreja de Santo António dos Portugueses.

Eram 10h26, do dia 13 de maio quando Francisco e Jacinta Marto se tornaram nos mais jovens santos não-mártires da Igreja Católica, 65 anos depois do bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, ter aberto os dois processos diocesanos sobre a fama de santidade dos dois videntes.

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, acompanhado pela Postuladora da Causa da Canonização de Francisco e Jacinta, pediu ao Santo Padre que declarasse santos Francisco e Jacinta Marto.

Além da canonização, um dos momentos altos da celebração ocorreu durante o Cortejo dos Dons, em que participaram, entre outros, a família da criança miraculada e Lucas, o jovem cuja cura milagrosa foi atribuída à intercessão dos dois beatos, abrindo caminho à canonização.

Francisco Marto nasceu em 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 de junho. Jacinta, sua irmã mais nova, nasceu em 05 de Março de 1910 e foi batizada no dia 19 desse mês. Ambos nasceram em Aljustrel e foram batizados na paróquia de Fátima. Eram os mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e de Olímpia de Jesus, e primos de Lúcia de Jesus (1907-2005). Receberam, desde muito novos, uma educação cristã simples. Cedo se fizeram pastores do rebanho da família. Acompanhavam a prima Lúcia, um pouco mais velha, também ela pequena pastora.

O Francisco assume uma vida de contemplação, comprometido com a consolação de Deus que lhe parece estar «tão triste». A Senhora recomendara que ele rezasse muitos terços. E muito rezará o Francisco, procurando a solidão do monte ou a companhia do Jesus escondido no sacrário da Igreja paroquial para «pensar em Deus». A Jacinta deixa-se impressionar pelo sofrimento dos pecadores e reza e sacrifica-se pela sua conversão, pela paz no mundo, e pelo Santo Padre: «Sofro muito, mas ofereço tudo pela conversão dos pecadores e para reparar o Coração Imaculado de Maria”.

CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Terço

Terço, na Capelinha das Aparições

18h30 - 19h00
Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

18h30 - 19h45

PAPA FRANCISCO EM FÁTIMA


LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima